O discurso agressivo “completamente equivocado” de João Lourenço

O Presidente angolano e candidato à reeleição usou termos como “burros”, “bandidos” e “lúmpenes”. Agualusa acha que é contraproducente, José Luís Mendonça lembra a retórica colonial. O ex-secretário de Estado Comunicação Social diz que é “natural” que haja “uma ou outra expressão mais acintosa”.

Foto
Jornalista da Televisão Pública de Angola Nelson Garrido

Seja pelo “desespero”, como afirma José Eduardo Agualusa, seja pela retórica neocolonialista, referida por José Luís Mendonça, a verdade é que no comício de quinta-feira em Benguela, onde estavam 200 mil pessoas, de acordo com a direcção da campanha do MPLA, o Presidente angolano, João Lourenço, endureceu o discurso em relação a quem procura impugnar eleições antes de elas acontecerem e contra pessoas da sociedade civil que interpõem acções populares contra a falta de isenção dos media públicos na cobertura das eleições gerais que se realizam a 24 de Agosto em Angola.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 11 comentários