O novo foguetão da NASA já está na plataforma de testes

O foguetão que vai levar astronautas de novo à Lua chegou à plataforma para o primeiro voo de teste. Foram precisas quase 10 horas para o engenho de 98 metros de altura fazer uma curta viagem de seis quilómetros.

O novo foguetão da NASA, o Space Launch System (SLS), com a cápsula Orion no topo, na plataforma de lançamento do Centro Espacial Kennedy, no Cabo Canaveral, Florida Reuters/JOE SKIPPER
Fotogaleria
O novo foguetão da NASA, o Space Launch System (SLS), com a cápsula Orion no topo, na plataforma de lançamento do Centro Espacial Kennedy, no Cabo Canaveral, Florida Reuters/JOE SKIPPER

O foguetão que há-de levar novamente astronautas à Lua, o SLS (Space Launch System), chegou esta quarta-feira à plataforma de lançamento para o primeiro voo de teste, agendado para 29 de Agosto.

O novo foguetão da agência espacial norte-americana (NASA) saiu do seu hangar na terça-feira à noite, atraindo multidões de trabalhadores do Centro Espacial Kennedy, no Cabo Canaveral, na Florida.

Foram precisas quase 10 horas para o engenho de 98 metros de altura fazer uma curta viagem de seis quilómetros até à plataforma de lançamento.

Esta foi a terceira viagem do foguetão até à plataforma de lançamento. Um teste de contagem decrescente em Abril foi prejudicado por uma fuga de combustível e outros problemas de equipamento, obrigando a NASA a enviar o foguetão de novo ao hangar para reparação. O ensaio foi repetido em Junho na plataforma com melhores resultados.

A NASA prevê lançar o SLS a 29 de Agosto, após sucessivos adiamentos ao longo dos anos, no primeiro voo de teste do programa lunar Artemis. No topo do foguetão seguirá a nave Orion com três manequins (que simulam os astronautas) equipados com sensores que vão medir os efeitos da radiação e vibração.

A nave irá voar em redor da Lua numa órbita distante durante algumas semanas antes de regressar à Terra e amarar no oceano Pacífico. O voo da missão Artemis I deverá durar mês e meio.

Depois desta missão, a NASA espera em 2024 levar astronautas para a órbita da Lua (Artemis II) e em 2025 até à sua superfície (Artemis III).

Apenas astronautas norte-americanos, 12 ao todo, estiveram na superfície da Lua, entre 1969 e 1972, no âmbito do programa Apollo.

Foram precisas quase 10 horas para o engenho de 98 metros de altura fazer uma curta viagem de seis quilómetros entre o hangar e a plataforma de lançamento
Foram precisas quase 10 horas para o engenho de 98 metros de altura fazer uma curta viagem de seis quilómetros entre o hangar e a plataforma de lançamento EPA/CRISTOBAL HERRERA-ULASHKEVICH
Uma imagem fornecida pela NASA mostra o foguetão a sair do hangar
Uma imagem fornecida pela NASA mostra o foguetão a sair do hangar EPA/Joel Kowsky
Funcionários da NASA e convidados juntaram-se para assistir ao momento.
Funcionários da NASA e convidados juntaram-se para assistir ao momento. Reuters/JOE SKIPPER
EPA/CRISTOBAL HERRERA-ULASHKEVICH
EPA/Joel Kowsky / HANDOUT
Reuters/STEVE NESIUS
O foguetão na plataforma de lançamento
O foguetão na plataforma de lançamento Reuters/STEVE NESIUS
A cápsula Orion
A cápsula Orion Reuters/JOE SKIPPER
Reuters/JOE SKIPPER