A mitologia grega, o Harry Potter e o cancro

Dizer um nome não amaldiçoa ninguém. Mas evitá-lo agrava-nos o medo. E não creiam que baseio esta opinião apenas numa história “mais ou menos infantil”.

Na mitologia grega, a Hidra de Lerna era um monstro com corpo de dragão e várias cabeças de serpente que tinham o poder de voltar a crescer sempre que eram cortadas. Derrotar a Hidra foi umas das tarefas atribuídas a Héracles que, com a ajuda do sobrinho Iolau, começou a queimar imediatamente o local de onde cortava as cabeças, cicatrizando a ferida e impedindo a sua regeneração. Durante o terrível combate entre o herói e o monstro, quando a deusa Hera percebeu que Héracles estava em vantagem contra a criatura que havia designado para o matar, enviou-lhe um ajudante. Esse ajudante foi um enorme caranguejo.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 5 comentários