Polícia escocesa investiga ameaça feita a JK Rowling após publicação sobre Salman Rushdie

Rushdie, de 75 anos, estava a dar uma palestra na sexta-feira em Nova Iorque quando um homem subiu ao palco e esfaqueou o escritor, que vive sob ameaça desde que publicou o seu romance Os Versículos Satânicos.

Foto
A autora da saga Harry Potter, JK Rowling Carlo Allegri/Reuters

A polícia da Escócia revelou neste domingo que está a investigar uma denúncia acerca de uma “ameaça online” feita à famosa autora da saga Harry Potter, JK Rowling, depois de a escritora ter feito uma publicação no Twitter na qual condena o esfaqueamento de Salman Rushdie.

JK Rowling mostrou-se “muito perturbada” com a notícia e disse esperar que o romancista “fique bem”. Em resposta, um utilizador escreveu: “Não se preocupe, você é a próxima”.

“Para todos os que estão a enviar mensagens de apoio: obrigada, a polícia está envolvida (já esteve envolvida noutras ameaças)”, revelou a autora depois de partilhar imagens da publicação ameaçadora.

“Recebemos uma denúncia de uma ameaça online que foi feita e a polícia está a realizar investigações”, afirmou uma porta-voz da polícia escocesa.

Rushdie, de 75 anos, estava a dar uma palestra sobre liberdade artística, na sexta-feira, em Nova Iorque, quando um homem subiu ao palco e esfaqueou o escritor, que vive sob ameaça desde que publicou o seu romance Os Versículos Satânicos, o livro que muitos muçulmanos consideraram blasfémia e que o Irão em particular tornou em pretexto para a fatwa que pede a morte do escritor desde 1989.

O alegado agressor, Hadi Matar, de 24 anos, de Fairview, Nova Jersey, declarou-se inocente das acusações de tentativa de homicídio e agressão em tribunal no sábado.

Rowling foi criticada no passado por activistas pelos direitos das pessoas transgénero, devido a declarações sobre o que constitui uma mulher, por exemplo, que lhe mereceram acusações de transfobia.

Sugerir correcção
Ler 2 comentários