Exros usa inteligência artificial para prevenir incêndios com baterias de carros eléctricos

A Exro é uma tecnológica canadiana que está a trabalhar num sistema que usa inteligência artificial para monitorizar baterias e dar uma segunda vida às que já não conseguem pôr carros eléctricos a andar. “É uma questão de segurança”, insiste a líder da Exro, Sue Ozdemir, em conversa com o PÚBLICO.

Foto
As baterias de iões de lítio podem causar incêndios quando submetidas a temperaturas elevadas Steve Russell

A canadiana Exro Technologies quer facilitar a adopção e confiança em carros eléctricos agora e no futuro. Uma das chaves é garantir que não há problemas com baterias de iões de lítio abandonadas quando estas deixam de ter capacidade suficiente para fazer andar os carros. É por isso que, em 2022, a tecnológica de Vancouver está a trabalhar num sistema que usa inteligência artificial para monitorizar baterias de carros eléctricos e dar-lhes um novo propósito quando necessário.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 1 comentários