GNR detém homem em investigação sobre abate de 540 animais na Herdade da Torre Bela

A GNR deteve um homem de 53 anos por posse de munições proibidas, numa operação relacionada com o abate de 540 animais na Herdade da Torre Bela, em Lisboa. O detido será ouvido em primeiro interrogatório judicial para atribuição de medidas de coacção.

Foto
Em Dezembro de 2020, numa montaria na Herdade da Torre Bela, em Azambuja, distrito de Lisboa, foram abatidos 540 animais, entre os quais veados e javalis. DR

Um homem de 53 anos foi detido esta terça-feira, 12 de Julho, pela GNR por posse de munições proibidas, numa operação relacionada com o abate de 540 animais na Herdade da Torre Bela, em Azambuja, anunciou a força policial.

Num comunicado, a GNR acrescentou que foram também apreendidos vários documentos nos distritos de Lisboa, Santarém e Portalegre.

A operação está relacionada com uma investigação à montaria que ocorreu na Herdade da Torre Bela, em Azambuja, no distrito de Lisboa, em Dezembro de 2020, e na qual foram abatidos cerca de 540 animais, entre os quais veados e javalis, e que provocou muita polémica.

Segundo a GNR, no decorrer desta operação foram apreendidos diversos documentos relacionados com a investigação, tendo ainda sido detido um homem de 53 anos por posse de munições de calibre proibido.

O detido será agora ouvido em primeiro interrogatório judicial para atribuição de medidas de coacção e a GNR não adiantou se já foram constituídos mais arguidos no processo.

Na nota, a GNR adianta que a operação foi desenvolvida pelo Comando Territorial de Lisboa, através do Núcleo de Investigação de Crimes e Contra-ordenações Ambientais (NICCOA), sob orientação do Departamento de Investigação e Acção Penal (DIAP) de Lisboa Norte, que deram cumprimento a 14 mandados de busca, dos quais seis domiciliários e oito a empresas, nos distritos de Lisboa, Santarém e Portalegre.

A acção contou com o reforço da estrutura de investigação criminal dos Comandos Territoriais de Lisboa, Santarém e Portalegre da GNR e com o apoio da PSP.

No dia 24 de Dezembro de 2020, a Herdade da Torre Bela, onde dias antes tinham sido abatidos 540 animais, descartou qualquer responsabilidade no sucedido, repudiando a forma “ilegítima” como decorreu uma montaria na propriedade e anunciou que ponderava recorrer à justiça para ser ressarcida dos prejuízos causados.

Em comunicado, a Herdade garantiu que não teve qualquer responsabilidade no sucedido, sustentando que “não era a entidade exploradora da referida caçada nem organizou ou nela participou, directa ou indirectamente”.

Na mesma nota repudiava firmemente “a forma errada, ilegítima e abusiva como decorreu” a montaria, afirmando ainda que teve conhecimento do abate dos animais ‘a posteriori’ e apenas através da comunicação social”.

Sugerir correcção
Comentar