Água

A barragem de Fontelonga está a 30% e Carrazeda de Ansiães pode ter que ir buscar água ao Tua

Autarquia equaciona implementar restrições ao uso. As charcas privadas, de uso agrícola, também estão abaixo dos níveis habituais.

ADRIANO MIRANDA
Fotogaleria
ADRIANO MIRANDA

A barragem de Fontelonga, que fornece água para uso doméstico a Carrazeda de Ansiães, atingiu níveis alarmantes, o que levou a autarquia a equacionar cortar a água durante a noite para garantir que as reservas de água são suficientes para a atravessar o Verão. 

Citado pela Agência Lusa, o presidente da Câmara Municipal de Carrazeda de Ansiães, João Gonçalves, levantava também a possibilidade de camiões-cisterna transportarem água do rio Tua para a barragem, que estava então a 30% da capacidade. A piscina municipal ao ar livre, instalada ao lado da barragem, continua a funcionar, mas com balneários encerrados. 

As charcas privadas que marcam a paisagem em torno da vila não encheram durante o Inverno e estão abaixo dos níveis habituais. Deveriam alimentar os sistemas de rega nos meses de Verão, o período mais seco, mas agricultores estão obrigados a cortar na rega, com consequências para a produção. 

ADRIANO MIRANDA
ADRIANO MIRANDA
ADRIANO MIRANDA
ADRIANO MIRANDA
ADRIANO MIRANDA
ADRIANO MIRANDA