Embarcação vai viajar pelo mundo para ensinar a reciclar plástico

Durante três anos, expedição contra a poluição de plástico passará por vários países de África, Ásia e América Latina. Pretende-se apoiar as comunidades a criarem pequenas fábricas onde o plástico seja reciclado.

Foto
Embarcação vai visitar vários países em três anos Plastic Odyssey

Em Setembro, uma embarcação do projecto Plastic Odyssey vai iniciar uma viagem por três continentes para combater a poluição de plástico. Essa expedição de três anos passará por algumas das áreas mais afectadas por essa poluição e irá transmitir às comunidades locais de África, Ásia e América do Sul como se pode reciclar plástico e até criar negócios a partir dessa reciclagem.

A grande missão do projecto Plastic Odyssey é lutar contra a poluição de plástico nos países de baixo e médio rendimento. A ideia é trabalhar com comunidades locais desses países e mostrar-lhe como podem reciclar o lixo de plástico. Depois, querem aproveitar esse conhecimento para que se criem nessas comunidades microfábricas com base nessa reciclagem.

“Planeamos apoiar empresários a montar fábricas locais com negócios para transformar o lixo em algo útil. O produto pode depois ser colocado no mercado e vendido”, explica ao PÚBLICO Simon Bernard, co-fundador e director-executivo da Plastic Odyssey, que esteve em Lisboa a propósito da Conferência dos Oceanos das Nações Unidas. Esse “algo útil” pode ser desde tubos para saneamento até materiais para construção de casas.

Foto
Simon Bernard, co-fundador da Plastic Odyssey, que esteve esta semana em Lisboa Plastic Odyssey

Dentro deste projecto, será lançada uma expedição em Setembro deste ano a partir de Marselha, em França. Nos três anos de viagem, a tripulação passará por cerca de 30 países de Ásia, Ásia e América do Sul. “A embarcação será uma forma de mostrar soluções às pessoas e juntá-las a todas a bordo”, pretende Simon Bernard, de 31 anos. “O principal objectivo é termos centenas de pessoas a reciclar plástico nos seus países. Assim o plástico vai ser recolhido e é uma oportunidade para não ir para o oceano.”

Iniciado em 2016, a Plastic Odyssey já tem mais de 20 pessoas a trabalhar neste projecto. Com a expedição, quer-se juntar uma comunidade de cerca de 300 empresários que pretendam ser apoiados em negócios ligados à reciclagem de plástico. “Teremos uma incubadora a bordo”, imagina já o director-executivo desta odisseia.

O projecto tem ainda outras iniciativas, como uma academia de reciclagem online. “Queremos dar ferramentas para as comunidades locais conseguirem lançar o seu negócio”, assinala Simon Bernard.

O co-fundador da Plastic Odyssey conta que tudo começou em 2016 quando foi ao Senegal e viu muito lixo plástico. Logo pensou que poderia encontrar no próprio país pessoas que ajudassem a resolver a situação de todo estes resíduos. Para isso, quis ensiná-las a dar essa ajuda. “Com conhecimento, as pessoas podem fazer coisas fantásticas.”

Sugerir correcção
Comentar