Um bosque encantado e um moinho para dormir à beira-rio

A Quinta da Chouza, em Celorico de Basto, é uma propriedade pequena, mas cheia de encanto, com vinhas, várias árvores de grande porte, um ribeiro e dois antigos moinhos transformados para o turismo. Descanso e hospitalidade são garantidos.

Foto
As vinhas da Quinta da Chouza convivem com um bosque e um ribeiro ladeado por dois moinhos transformados para o agro-turismo. Jose Sergio / PUBLICO

As vinhas convivem com um belíssimo bosque – com carvalhos, sobreiros, cedros-do-Atlas, faias e liquidâmbares –, uma “pequena horta, com mil metros quadrados”, e um ribeiro, ladeado por dois moinhos transformados para o agro-turismo. O curso de água foi reestruturado há uma vintena de anos por Francisco Paulo Oliveira e hoje existe ali uma agradável praiinha, junto a uma queda de água “construída”. Um barco convida a provar o vinho da quinta com os pés mergulhados na água e há ainda um baloiço que divide uma ilhota com um plátano e um choupo.

As sombras do tal bosque fazem que a produção da parcela de trajadura do outro lado do ribeiro seja menor, mas o engenheiro agrónomo recusa tocar naquelas árvores. E faz bem. Elas dão outro encanto à estada na Quinta da Chouza, onde a recepção é feita por Francisco, pela esposa Helena e pelos seus dois filhos, Gabriela e Nuno, quando estão por casa, nas pausas da universidade.

Viticultor, adegueiro e, às vezes, enólogo

“Há uns 23 anos, ainda solteiro”, resolveu investir na sub-região de Basto e comprou a propriedade, que “tinha vinha de bordadura, mas estava abandonada”. “O meu pai era agricultor, feitor de várias propriedades. Éramos muitos filhos, só eu é que fiquei na área”, conta. Na última década, pôs em prática aquilo que, como consultor em projectos de investimento, aconselhava aos seus clientes – e ensinava em acções de formação. À boleia dos fundos comunitários, plantou há oito anos vinha nova – a tal trajadura, mas também arinto, alvarinho e um pouco de azal. Este ano, acrescentou ao portefólio a padeiro, alargando a área de vinha, que ocupa 2,2 dos 5,4 hectares da propriedade.

Francisco é formado em Engenharia Agro-Pecuária na Universidade de Coimbra, chegou a estudar Enologia na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, mas não concluiu. Essa bagagem ajudaria a construir o presente: além de gerir a quinta, faz as vezes de viticultor, adegueiro e às vezes enólogo, assessorando o amigo Rui Coutinho, a quem entregou a enologia. Os dois fazem os vinhos em conjunto.

Ainda mantém como ocupação principal a consultoria, mas a quinta com vista para o Monte Farinha, onde fica a ermida de Nossa Senhora da Graça, exige-lhe cada vez mais tempo e dedicação. A próxima obra será a ampliação da adega para criar espaço para a produção de espumante, branco e rosé, que pretende que em velocidade de cruzeiro seja de 4000 garrafas.

São quatro, para já, as referências Vinho Verde DOC produzidos sob a marca Chão do Rio, três brancos e um rosé. Dois são monocastas, arinto e padeiro, e dois são blends, arinto/trajadura e alvarinho/trajadura, num trabalho que deita mão às castas características da sub-região de Basto, mas também experimenta com outros perfis.

Francisco Oliveira, Quinta da Chouza (Celorico de Basto) José Sérgio
Quinta da Chouza (Celorico de Basto) José Sérgio
Fotogaleria
Francisco Oliveira, Quinta da Chouza (Celorico de Basto) José Sérgio

Copo na mão, pés no rio

Os vinhos podem ser provados na enoteca e na sala de provas que nasceu já em 2021. As provas começam nos 15 euros por pessoa e podem incluir actividades nas redondezas, em parceria com empresas locais, como rafting e canyoning no Tâmega ou o Trilho dos Miradouros.

No agro-turismo, a funcionar há seis anos, há três quartos na casa principal, onde Francisco mora com a família, e duas casas instaladas nos antigos moinhos. Cada uma com a sua cozinha de apoio, no exterior, num telheiro.

Os quartos da casa principal só são alugados a grupos ou famílias. Com dois quartos ocupados, anulam o terceiro. Não misturam hóspedes nesta zona da quinta, onde há piscina, uma cozinha de apoio aos quartos, também no exterior, e um espigueiro que intriga os visitantes estrangeiros.

Os quartos e os moinhos – Moinho Gabriela e Moinho Nuno – podem albergar um casal e dois filhos até aos 12 anos e os preços começam nos 60 euros por noite, com duas noites de estada mínima (ou cinco, em fins-de-semana ou época alta).

Na piscina ou no ribeiro que corre lá em baixo, saberá bem arrefecer do calor de pés mergulhados na água e com um copo de vinho na mão.

Quinta da Chouza
Rua Travessa do Tornadouro, 146, Fermil de Basto (Celorico de Basto)
Tel.: 914002657
Web: instagram.com/quintadachouza
Visitas e provas: desde 15 euros por pessoa (por marcação)
Quarto duplo a partir de 60 euros por noite


Este artigo foi publicado no n.º 5 da revista Singular.

Sugerir correcção
Comentar