Furo atrasa Ogier e Rovanperä assume liderança no Rali do Quénia

Sébastien Loeb teve problemas de motor e desistiu no final da quarta especial.

Sebastien Loeb abandonou com problemas de motor
Fotogaleria
Sebastien Loeb abandonou com problemas de motor EPA/Reporter Images
Kalle Rovanperä lidera no Quénia
Fotogaleria
Kalle Rovanperä lidera no Quénia EPA/Reporter Images

O piloto finlandês Kalle Rovanperä (Toyota) terminou o primeiro dia do Rali Safari, no Quénia, na frente da classificação, depois de o anterior líder, o francês Sébastien Ogier (Toyota), ter tido um furo na última especial do dia.

Rovanperä concluiu o dia com o tempo de 1h20m58s, menos 22,4 segundos que o britânico Elfyn Evans (Toyota) e menos 25,3 segundos face ao terceiro, o estónio Ott Tänak (Hyundai).

Kalle Rovanperä e Sébastien Ogier dividiram os triunfos nas especiais, com três vitórias para cada um.

O piloto francês, actual campeão mundial, chegou ao último troço na frente da classificação desta sexta ronda do campeonato, com 8,6 segundos de vantagem sobre o japonês Takamoto Katsuta (Toyota), mas o furo fê-lo ceder mais de dois minutos.

Rovanperä, que era terceiro, assumiu a liderança, pois o companheiro de equipa nipónico perdeu mais de 30 segundos no último troço do dia.

"No geral, as duas primeiras especiais foram boas. Mas esta última era mais complicada. No início senti que não tinha potência, devido ao pó", disse o piloto finlandês, líder do campeonato, com 120 pontos.

O francês Sébastien Loeb (Ford) teve problemas de motor no seu carro e desistiu no final da quarta especial, quando era quinto classificado.

Também o belga Thierry Neuville (Hyundai) sofreu alguns problemas mecânicos e ocupa a quinta posição, a 57 segundos do líder, e à frente de Ogier, que é agora sexto classificado, a 2m08s do comandante.

Sábado, disputam-se 150,88 quilómetros cronometrados, divididos por seis especiais.

Sugerir correcção
Comentar