Preços na produção industrial aumentam 24,5% em Maio

Segundo indica hoje o INE, o resultado observado “manteve-se fortemente influenciado” pela evolução dos preços da energia.

Foto
Nuno Ferreira Santos

Os preços na produção industrial aumentaram de 24,5% em Maio face ao período homólogo, menos duas décimas face a Abril (+24,7%), devido sobretudo à subida dos preços da energia e dos bens intermédios, anunciou hoje o INE.

“O Índice de Preços na Produção Industrial (IPPI) registou um aumento homólogo de 24,5% em Maio (24,7% em Abril)”, refere o Instituto Nacional de Estatística (INE) em comunicado, realçando que o resultado observado “manteve-se fortemente influenciado” pela evolução dos preços da energia e dos bens intermédios, sem os quais o índice cresceu 10,3%” em Maio.

O INE refere ainda que todos os grandes agrupamentos industriais denotaram “contributos positivos”, com destaque para os da energia e de bens intermédios, que contribuíram com 11,3 pontos percentuais (p.p.) e 8,8 p.p., respectivamente, resultantes de aumentos homólogos de 58% e 23,5%, contra 61,5% e 23,6% em Abril, pela mesma ordem.

No caso de se excluir o agrupamento de energia, adianta que o aumento dos preços na produção industrial foi de 16,4%, quando em Abril a subida tinha sido de 16%.

Em termos mensais, o índice agregado registou em Maio um aumento homólogo de 1,4%, contra 1,6% em igual mês do ano passado, salienta o INE.

Sugerir correcção
Comentar