Energia: um futuro partilhado em comunidade

Por muito fantasiosas que estas ideias possam parecer, existem já casos de sucesso que devem ser conhecidos e analisados.

Se a iminente crise climática já impelia a transformações radicais no que diz respeito ao consumo de energia, o atual contexto desencadeado pela invasão russa da Ucrânia introduz novos níveis de complexidade a um problema já, por si, profundamente desafiante. É neste paradigma que aspetos como a instabilidade nos mercados de energia e a consciencialização generalizada de que é imperativo reduzir a dependência de combustíveis fósseis devem despertar com estrondo todos os agentes político-económicos e a restante sociedade civil para a procura e implementação de novas estratégias que possam contribuir para a célere transição energética que urge efetivar.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Comentar