Homem detido por matar lobos com armadilhas

Residentes informaram as autoridades de carcaças de animais que encontraram na sua região. Lobos trazem prejuízo aos rebanhos dos pastores.

,Mamífero
Fotogaleria
Os ataques dos lobos ao gado motivaram o crime PEDRO CUNHA/PEDRO CUNHA
vila-real,sociedade,gnr,crime,ambiente,conservacao-natureza,
Fotogaleria
Homem detido por matar lobos em Montalegre Guarda Nacional Republicana

A Guarda Nacional Republicana (GNR) deteve um homem de 65 anos esta sexta-feira por ter morto lobos com armadilhas, em Montalegre.

Segundo o comunicado, a investigação decorria há um ano, no seguimento de algumas denúncias feitas pelos residentes da região que encontraram as carcaças dos animais nas armadilhas e informaram as autoridades.

Os ataques dos lobos ao gado foram o motivo que levou o detido a cometer o crime de dano contra a natureza. De acordo com o major Joni Ferreira, porta-voz do Comando Territorial de Vila Real, é com grande frequência que os pastores de rebanhos se queixam dos ataques dos lobos à sua criação.

Em Portugal, o lobo-ibérico está protegido pelo Decreto-Lei n.º 54/2016 previsto na Lei de Protecção do Lobo Ibérico (Lei n.º 90/88, de 13 de Agosto). Sendo uma espécie protegida, a sua caça é proibida em todo o país.

O Núcleo de Investigação de Crimes e Contra-ordenações Ambientais (NICCOA) de Vila Real emitiu dois mandados de busca, que resultaram na apreensão de algum material de caça, tal como: 22 cartuchos; uma caçadeira; uma armadilha em ferro com sistema de alavanca; seis laços em cabo e de aço e dois rolos de cabo de aço.

No seguimento da operação, foi instaurado um processo por crime de dano contra a natureza. O detido encontra-se com termo de identidade e residência. As autoridades continuam a investigar o caso.

Texto editado por Sónia Sapage

Sugerir correcção
Ler 7 comentários