Dois alpinistas morrem em desprendimento de gelo nos Alpes suíços

Grupo de 17 escaladores foi surpreendido por um desprendimento de gelo. Nove feridos foram levados para um hospital de Sion, dois deles em estado grave.

Foto
O Gran Combin tem 4314 metros de altura, mas o ponto de congelação costuma estar acima dos 3600 metros JEAN-CHRISTOPHE BOTT/EPA

Dois alpinistas morreram e nove ficaram feridos, dois deles em estado grave, devido a um desprendimento de gelo no maciço Grand Combin, entre o vale de Aosta, no norte de Itália, e o cantão suíço de Valais.

O acidente aconteceu às 06h20 locais (uma hora menos em Portugal continental), numa altura em que o grupo de 17 alpinistas estava a 3400 metros de altura Via do Guardião. Segundo a Europa Press, os mortos são um espanhol de 65 anos e uma francesa de 40.

A agência de notícias Adnkronos refere que nas operações de resgate dos alpinistas participaram sete helicópteros e à volta de 40 homens.

A polícia adiantou que todos os montanhistas que estavam na zona foram retirados e as autoridades judiciais de Sion abriram um inquérito para apurar as razões do incidente.

O Corriere della Sera, citando especialistas, diz que a subida que o grupo estava a fazer é considerada muito exigente, com pendentes que chegam aos 40 graus.

A Grand Combin tem 4314 metros de altura, mas o ponto de congelação costuma estar acima dos 3600 metros.

Sugerir correcção
Comentar