Cinco anos entre a renovação e a continuidade

Desde que assumiu o comando técnico do FC Porto, em 2017, Sérgio Conceição já utilizou 72 jogadores. Apenas está há cinco épocas completas no plantel, Otávio.

Foto
Otávio é o único jogador do actual plantel do FC Porto a cumprir as cinco épocas completas com Conceição LUSA/MANUEL FERNANDO ARAÚJO

Uma equipa campeã não se constrói de um dia para o outro. Precisa de tempo para experimentar e consolidar as suas opções. Quando Sérgio Conceição chegou ao FC Porto em 2017-18, não tinha muito tempo porque o “dragão” estava há quatro épocas sem ser campeão – a maior seca na era Pinto da Costa –, mas, em época de poucos recursos, conseguiu “inventar” uma equipa campeã, aproveitando o que tinha e repescando outros que não eram óbvios. Tem sido mais ou menos assim nos cinco anos com o treinador de Ribeira de Frades, um esforço de renovação em paralelo com a continuidade, que tem dado títulos em anos alternados (2018, 2020 e 2022). E o exercício de escolher um “onze” destes cinco anos com Conceição é a prova disto mesmo.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 1 comentários