Passageiro sem experiência de pilotagem aterrou avioneta depois de piloto ficar inconsciente

Obrigado a tomar o controlo da avioneta depois de o seu piloto ter ficado inconsciente, o passageiro conseguiu fazer uma aterragem em segurança no aeroporto da Florida com a ajuda dos controladores de tráfego aéreo.

Foto
O cockpit de um Cessna 208 Alex Polezhaev

Um passageiro sem qualquer experiência em pilotagem conseguiu fazer uma aterragem no aeroporto na Florida, nos EUA, com a ajuda de controladores de tráfego aéreos, depois de o seu piloto privado ter ficado inconsciente. O caso aconteceu na terça-feira à tarde.

Tudo indica que o piloto terá sofrido um problema de saúde que o levou a perder a consciência, segundo o comunicado da Administração de Aviação Federal (FAA), que está ainda a investigar o sucedido. Na aeronave monomotora Cessna 208, seguiam dois passageiros, um dos quais entrou em contacto com os controladores de tráfego aéreo logo depois de se terem dado conta da gravidade da situação, tomando o controlo da avioneta.

“Tenho aqui uma situação grave. O meu piloto está inconsciente e não faço ideia de como pilotar um avião”, ouve-se o passageiro a dizer numa gravação do LiveATC.NET. “Vejo a costa da Florida à minha frente e não faço a menor ideia de [onde estou]”, acrescentou, quando questionado pelos controladores sobre a sua localização. “Nem sequer consigo ligar o meu ecrã de navegação, que tem toda a informação sobre isso”, justifica.

“Tente seguir a costa ou para norte ou para sul”, pediram então os controladores, explicando que estavam a tentar localizá-lo. Pouco depois, concluíram que estava em Boca Raton, uma cidade na costa sudeste da Florida.

Durante o resto da viagem, os controladores foram dando instruções ao passageiro sobre como fazer a aterragem, que o mesmo conseguiu seguir apesar da sua inexperiência. “Tente segurar o nível das asas e veja se consegue começar a descer por mim, empurre os controlos para a frente e desça a um ritmo muito lento”, indicaram a uma certa altura.

Um vídeo publicado pela CNN prova como a história teve um final feliz, mostrando o passageiro a aterrar de forma segura no Aeroporto Internacional de Palm Beach. Numa gravação separada, citada pelo Guardian, ouve-se um outro controlador de tráfego aéreo a comentar o caso com pilotos: “Acabaram de testemunhar como dois passageiros fizeram uma aterragem!”. Um dos pilotos confirma primeiro se ouviu bem: “Disseste que foram os passageiros a aterrar o avião? Oh, meu Deus. Excelente trabalho”.

Sugerir correcção
Ler 3 comentários