Sem electricidade há um ano, Armindo só vive quando nasce o dia

Aos 56 anos reside na freguesia de Delães, em Famalicão, na casa onde nasceu, que precisa de obras profundas. A autarquia diz conhecer o caso e aguardar a “bazuca europeia” para resolver o caso.

Foto
Armindo Cunha vive há mais de um ano sem electricidade em casa Paulo Pimenta

Num dia da semana que parece ter sido replicado de outra data qualquer, Armindo Cunha chega a casa onde mora sozinho depois de uma ida ao centro da freguesia de Delães, em Famalicão, para um passeio matinal. Perto da hora do almoço, depois de atravessar o Caminho Real a pé, sobe um par de degraus para entrar no lar onde nasceu há 56 anos. Chaves na porta, duas voltas à fechadura e entra num corredor que liga directamente ao quarto onde a penumbra ganha protagonismo face à luz que entra por uma ou outra frincha. Depois de se instalar naquela divisão nada muda – a claridade mantém-se pouco presente, mas seria necessária, sobretudo numa fase da sua vida em que os seus movimentos já não são tão ágeis como eram no passado, por força de mais de quarenta anos a trabalhar em funções fisicamente desgastantes.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 11 comentários