Ucrânia

Crime de guerra ou encenação? Imagens de satélite parecem mostrar cadáveres em Bucha antes da retirada russa

Uma investigação do jornal New York Times, que cruzou imagens de satélite com fotografias e vídeos feitos em Bucha, revelou que os cadáveres encontrados em Bucha estariam abandonados há semanas, durante a ocupação dos militares russos.

i-video

A retirada das tropas russas da região de Kiev deixou à vista de todos um rasto de destruição e nas imagens que correram o mundo há indícios claros de crimes de guerra, dizem vários responsáveis ocidentais.

Mas enquanto o Presidente ucraniano, Volodimir Zelenskii, fala em genocídio, a Rússia alega que os corpos deixados nas ruas são uma “conspiração”, numa "encenação" encomendada pelos Estados Unidos da América. Sergei Lavrov, ministro dos Negócios Estrangeiros da Rússia, disse que o país vai “expor tais falsidades, tal como foi feito no início de Março com a situação que foi apresentada como uma tragédia numa maternidade em Mariupol”.

Uma investigação do jornal New York Times, que cruzou imagens de satélite com vídeos e fotografias de Bucha, revela que os cadáveres encontrados numa das ruas da localidade “estarão na mesma posição há mais de três semanas”. Ou seja, já lá estariam durante a ocupação dos militares russos, não foram colocados depois. 

As autoridades ucranianas falam em mais de 300 mortos em Bucha. Esta terça-feira foram encontradas mais valas comuns numa outra cidade nos arredores de Kiev.

Leia a reportagem em Bucha: Nas traseiras da igreja de Bucha “os russos despejaram pessoas como se fossem restos de comida