Ribau Esteves fora da corrida à liderança do PSD

José Ribau Esteves anunciou na manhã desta segunda-feira que não é candidato à liderança do PSD.

Foto
Ribau Esteves anuncia que não será um dos candidatos à liderança do PSD, nas eleições de 28 de Maio Nuno Ferreira Santos

José Ribau Esteves não será candidato à liderança do PSD nas eleições directas do Partido Social Democrata, a 28 de Maio. “Quero agradecer a todos os que manifestaram o seu apoio, mas a verdade é que é preciso mais tempo e mais trabalho para termos uma alternativa forte dentro do PSD”, afirmou, esta segunda-feira, o presidente da Câmara Municipal de Aveiro em conferência de imprensa.

O antigo secretário-geral do partido assumiu, a 11 de Fevereiro, estar a ponderar uma candidatura, mas após avaliar a “situação política do PSD” e “auscultar os militantes”, Ribau Esteves disse agora não ter conseguido estruturar uma equipa nacional “de combate” para vencer as eleições. “Não me interessam disputas para marcar posição ou aparecer nas notícias”, esclareceu assumindo que “era preciso mais tempo” para preparar uma candidatura vencedora.

Na perspectiva do autarca de Aveiro, o partido precisa de uma “reforma profunda na sua organização, estrutura territorial, na sua imagem e mensagem política”, para que se assuma “verdadeiramente como partido popular social-democrata”.

A postura actual do maior grupo parlamentar da oposição, reforçou, é de “cuidadora do seu próprio estado, num jogo de interesses que apenas interessa a alguns, mas não ao futuro do partido e, muito menos, ao futuro de Portugal”. O autarca criticou também o funcionamento interno do partido, considerando que “o conselho nacional e as estruturas distritais do PSD estão hoje tomados pelo medo de perder, estão sem capacidade de arriscar por um futuro diferente e estão tolhidos por compromissos cruzados e assumidos nas últimas disputas”. E à atitude dos que representam o partido, somou um “elevado nível de desmotivação e apatia dos militantes”.

Ribau Esteves deixou, ainda, críticas ao (por enquanto) único candidato à liderança do partido: Luís Montenegro. Um rosto do “passado", “em campanha há seis anos” para liderar o PSD, numa luta “sôfrega e lamentável por condicionar o futuro do PSD”. “Por essa via, não vamos lá. Feita a ponderação, decidi não ser candidato à liderança”, concluiu.

Na noite das eleições legislativas de 2022, a 30 de Janeiro, Rui Rio abriu a porta de saída da liderança do PSD. “Se se confirmar que o PS tem maioria absoluta e portanto um horizonte de governo para quatro anos, não estou a ver como posso ser útil neste enquadramento”, disse no discurso da noite eleitoral, quando o PS já celebrava a maioria.

As eleições no PSD são a 28 de Maio. Para já há um candidato: Luís Montenegro. Já o ex-ministro Jorge Moreira da Silva anunciou que no próximo dia 14 de Abril irá revelar a sua decisão quanto a uma eventual candidatura à presidência social-democrata.

Sugerir correcção
Ler 6 comentários