No futsal ainda “existe muito machismo e homofobia” — e os Douro Bats querem ser um “refúgio”

Criados em Novembro de 2021, os Douro Bats são uma equipa inclusiva de futsal que se treina todos os domingos no Porto. Qualquer pessoa pode fazer parte, independentemente do género, orientação sexual ou condição física. A ideia de Vítor Gonçalves, fundador, passa por fazer com que as “pessoas se sintam à vontade para serem quem são” enquanto se “divertem” a jogar futsal.

Foto
Os Douro Bats são uma equipa inclusiva de futsal do Porto. Paulo Pimenta

“Os Douro Bats tiveram um grande impacto na minha vida porque me fazem querer ser a versão mais autêntica de mim mesmo”: as palavras são de Emanuel Oliveira, um dos jogadores da nova equipa inclusiva de futsal do Porto. O estagiário em Marketing Digital de 28 anos não falta a nenhum dos treinos, no pavilhão gimnodesportivo da EB 2-3 Maria Lamas. Todos os domingos, por volta das 16h30, começam a chegar jogadores e jogadoras de diferentes orientações sexuais, nacionalidades e condições físicas para treinar sob orientação de Vítor Gonçalves, que está por detrás da fundação dos Douro Bats. Alguns dos jogadores chegam com os animais de companhia.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Comentar