Pasolini, um irredutível corsário

Foi a figura mais polémica da cultura italiana do pós-guerra, acumulou escândalos e contradições, fez uma análise das transformações da sociedade italiana em chave apocalíptica, viveu em regime de excesso, exercendo a crítica total. No centenário do seu nascimento, o regresso a Pier Paolo Pasolini: poesia, cinema, teatro.

Foto
Italian actor Pier Paolo Pasolin on the set of the film "Le Decameron" directed by Pier Paolo Pasolin. (Photo by Produzioni Europee Associate (PEA) / Artistes Associés / Artemis Film/Sunset Boulevard/Corbis via Getty Images) Produzioni Europee Associate (PEA) / Artistes Associés / Artemis Film/Sunset Boulevard/Corbis via Getty Images

Há um mito Pasolini que fez dele, ainda em vida, objecto de diferentes e contraditórias projecções, recuperadas pela indústria cultural que ele próprio tinha denunciado como uma máquina infernal. A sua capacidade de suscitar o escândalo fez dele um fenómeno mediático, uma “personagem”, mais do que um poeta ou um cineasta (e não faltou quem lhe tivesse apontado essa contradição, a de se dotar de uma dimensão mediática, usando as ferramentas da sociedade que criticou ferozmente). Um dos seus amigos, bastante mais novo, o romancista Walter Siti (a quem se deve uma recente edição, aumentada, de Petróleo, o “hiper-romance” póstumo de Pasolini) escreveu uma vez, com ironia, que “ler efectivamente as obras de Pasolini não é de modo nenhum necessário, basta ler os críticos que procuraram compreendê-lo e as disputas a que deu origem”.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 3 comentários