Missão militar da SADC afirma que matou oito “terroristas” em Cabo Delgado

Contra-ofensiva contra os jihadistas na ilha de Matemo realizou-se uma semana depois dos militares moçambicanos terem divulgado que mataram 20 insurgentes na mesma ilha, numa operação em que perderam quatro soldados.

Foto
Insurgentes de Cabo Delgado terão sofrido baixas em três dias de combates DR

A Missão Militar da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SAMIM) na província moçambicana de Cabo Delgado anunciou esta terça-feira ter abatido “oito terroristas”, numa contra-ofensiva conjunta com as Forças Armadas de Defesa de Moçambique na ilha de Matemo, realizada no dia 16 de Março.

De acordo com o comunicado da SAMIM, os jihadistas, que estavam sob o comando de um dos seus principais líderes, “perderam terreno, sofrendo baixas e feridos graves”, sendo que terão morrido pelo menos oito insurgentes. Na operação também foram capturados armas e equipamento.

A Televisão de Moçambique já se havia referido a essa operação no passado dia 22, segundo a Lusa, adiantando que 20 insurgentes teriam sido mortos na ofensiva, bem como quatro soldados.

A Matemo, 100 km a Norte de Pemba, faz parte de um arquipélago de 32 ilhas, onde se incluem Ibo, Quirimba, Medjumbe, Metundo, Quisiva, Vamizi e o ilhéu das Rolas. Tem cerca de 24 km2, cinco aldeias e vários resorts turísticos.

“As operações ofensivas em curso visam acabar com todos os elementos terroristas nas ilhas de Ibo e Matemo e tornar a área segura para viver”, acrescenta o comunicado da missão militar da SADC, a organização regional do Sul do continente africano, do qual fazem parte Moçambique e Angola.

Os combates na ilha duraram três dias e, segundo a SAMIM, que está no terreno em Cabo Delgado desde Julho do ano passado, terminaram com a captura de dois insurgentes, apreensão de armas e a destruição de barcos.

“Como mandatada, a SAMIM, continuará a trabalhar em conjunto com as FADM e coordenar colaborações em outras áreas para assegurar que a segurança dos moçambicanos está garantida”, acrescenta o comunicado, divulgado pelo site de notícias de defesa sul-africano DefenceWeb.

A missão da SADC, comandada pelo major-general sul-africano Xolani Mankayi, inclui tropas de oito nações, embora o grosso dos soldados seja sul-africano.

Sugerir correcção
Comentar