“Se interviermos na infância, há uma grande chance de a criança não ser um adulto obeso”

Em entrevista ao PÚBLICO, Ana Rito, investigadora do Insa, diz que a literacia junto das famílias e das crianças em idades precoces tem sido um dos factores chaves para mudar estilos de vida. E serão esses que poderão evitar que crianças obesas se tornem adultos obesos.

Foto
Ana Rito, investigadora do Insa, salienta que a obesidade tem de continuar a fazer parte da agenda política de todos os países D.R.

Esta sexta-feira assinala-se o Dia Mundial de Combate à Obesidade. Em entrevista ao PÚBLICO, Ana Rito, investigadora do Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge (Insa) fala do trabalho que Portugal tem feito e que numa década permitiu reduzir a prevalência de excesso de peso e de obesidade infantil. Mas ainda há muito a fazer, refere, temendo os efeitos que a pandemia possa ter tido nas famílias com menores condições socioeconómicas. A também directora do Centro de Estudos e Investigação em Dinâmicas Sociais e Saúde diz que a literacia junto das famílias e das crianças em idades precoces tem sido um dos factores chaves para mudar estilos de vida. E serão esses que poderão evitar que crianças obesas se tornem adultos obesos.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 1 comentários