Nikita Mazepin sem licença para GP da Grã-Bretanha

Motorsport UK exclui pilotos russos e bielorrussos depois de a Federação Internacional do Automóvel (FIA) ter anunciado que estes poderiam competir desde que não usassem bandeiras ou símbolos daqueles países.

O russo Nikita Mazepin não poderá participar no GP  da Grã-Bretanha
Fotogaleria
O russo Nikita Mazepin não poderá participar no GP da Grã-Bretanha Reuters/ALBERT GEA
Mazepin é filho de um milionário russo que patrocina a Haas
Fotogaleria
Mazepin é filho de um milionário russo que patrocina a Haas Reuters/HAMAD I MOHAMMED

O piloto Nikita Mazepin, da Haas, não poderá correr o Grande Prémio de Fórmula 1 da Grã-Bretanha, em Julho, em Silverstone, dado a federação britânica de automobilismo ter suspendido as licenças a russos e bielorrussos.

A decisão anunciada esta quarta-feira pela Motorsport UK de suspender as licenças aos pilotos russos e bielorrussos surge depois de a Federação Internacional do Automóvel (FIA) ter anunciado, na véspera, que os pilotos poderiam competir desde que não usassem as bandeiras ou símbolos daqueles países.

"Toda a comunidade do automobilismo britânico condena os actos de guerra russos e bielorrussos na Ucrânia e expressa a sua solidariedade e apoio a todos os afectados por este conflito”, disse o presidente da Motorsport UK, David Richards.

Richards destacou que, embora respeite a decisão da FIA, a Motorsport não permitirá que equipas e pilotos russos e bielorrussos participem em provas que ocorram em território britânico e que símbolos, como bandeiras ou hinos, não serão permitidos.

O responsável defende que é dever de todos usar os recursos disponíveis "para interromper a invasão totalmente injustificada da Ucrânia" e incentivou os organismos automobilísticos a seguirem as recomendações do Comité Olímpico Internacional (COI).

O COI, normalmente neutro no que toca a política, recomendou na segunda-feira a proibição de russos e bielorrussos em competições desportivas, bem como na organização de eventos das modalidades.

Esta recomendação, bem com a rescisão de acordos de patrocínios, foi já seguida por modalidades como o esqui, biatlo, hóquei no gelo, Fórmula 1, futebol, râguebi, boxe, natação e badminton, desde que a Rússia invadiu a Ucrânia.

"Estamos com o povo da Ucrânia, após a invasão e as acções inaceitáveis que se desenrolaram. Este é um momento para a comunidade internacional do automobilismo agir e mostrar apoio ao povo ucraniano e aos colegas da federação", disse.

O pai do piloto russo Nikita Mazepin, Dmitry Mazepin, é um dos principais patrocinadores da equipa do seu filho, a Haas, e tem um bom relacionamento com o presidente russo, Vladimir Putin.

O Grande Prémio da Inglaterra será realizado a 3 de Julho no circuito de Silverstone e será a 10.ª prova do calendário de Fórmula 1.

Sugerir correcção
Comentar