Dez distritos sob aviso laranja devido a forte agitação marítima

O alerta dura até às 21h deste sábado. Em alguns casos, as ondas podem atingir os 11 metros de altura.

Foto
Há previsão de ondas noroeste com cinco a seis metros que podem atingir uma altura máxima de 11 metros PAULO PIMENTA

Há dez distritos do continente sob aviso laranja este sábado devido à previsão de forte agitação marítima, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

A informação contempla os distritos de Aveiro, Beja, Braga, Coimbra, Faro, Leiria, Lisboa, Porto, Setúbal, Viana do Castelo, que estão sob aviso laranja até às 21h00 deste sábado. Há previsão de ondas noroeste com cinco a seis metros que podem atingir uma altura máxima de 11 metros.

Para a próxima noite e até às 7h00 de domingo, o aviso baixa para amarelo, estando previsto um ligeiro abrandamento da agitação marítima, cujas ondas deverão ficar-se pelos quatro a cinco metros de altura.

O aviso laranja é o segundo mais grave e representa uma situação meteorológica de risco moderado a elevado.​ Já o aviso amarelo é emitido pelo IPMA sempre que a situação meteorológica representa risco para determinadas actividades.

O arquipélago da Madeira encontra-se também sob aviso amarelo durante o dia de sábado, prevendo-se forte agitação marítima na costa norte e na ilha do Porto Santo até às 6h00 de segunda-feira, com possibilidade de ondas até cinco metros de altura.

O arquipélago está sob aviso amarelo também devido à previsão de vento e chuva forte.

Na costa norte e nas regiões montanhosas, são esperados aguaceiros por vezes fortes durante a tarde de domingo, até às 21h00.

O vento forte deverá atingir todo o arquipélago, com rajadas que podem chegar aos 95 quilómetros por hora, até ao início da tarde de domingo e, no caso das regiões montanhosas, até à meia-noite de segunda-feira.

Também no continente há avisos amarelos devido à previsão de vento forte, como é o caso dos distritos de Coimbra, Faro, Leiria e Lisboa, com o IPMA a prever rajadas que poderão chegar aos 85 quilómetros por hora.

Sugerir correcção
Comentar