Inglaterra sob aviso vermelho devido à tempestade Eunice. Ventos fortes podem pôr vidas em perigo

Inglaterra e costa sul do País de Gales estão sob aviso vermelho. Os ventos fortes podem chegar aos 140 quilómetros por hora. Até às 11h a tempestade não tinha afectado as ligações com Portugal continental.

Passagem da tempestade <i>Eunice</i> em Cornwall
Fotogaleria
Passagem da tempestade Eunice em Cornualha Reuters/TOM NICHOLSON
mau-tempo,inglaterra,mundo,meteorologia,reino-unido,europa,
Fotogaleria
Tempestade Eunice em Cornualha Reuters/TOM NICHOLSON
mau-tempo,inglaterra,mundo,meteorologia,reino-unido,europa,
Fotogaleria
Alguns curiosos observam a chegada da tempestade em Cornualha Reuters/TOM NICHOLSON
mau-tempo,inglaterra,mundo,meteorologia,reino-unido,europa,
Fotogaleria
Na estação King's Cross, em Londres, onde se espera que a tempestade possa vir a causar disrupções no serviço EPA/ANDY RAIN

O este de Inglaterra, incluindo a zona da Grande Londres, vai estar sob aviso vermelho devido ao vento forte que se espera com a passagem da tempestade Eunice. Os ventos com até 140 quilómetros por hora podem causar perturbações significativas e mortes, avisam os meteorologistas.

Milhões de habitantes foram aconselhados a ficar em casa pela duração do alerta, das 10h às 15h desta sexta-feira. O alerta foi emitido para as áreas da Grande Londres, Kent, Surrey, Essex e este de Sussex.

Nas regiões de Devon, Cornualha e Somerset, assim como a costa sul do País de Gales, também estão sob aviso vermelho devido à combinação de agitação marítima e vento forte. Nessas regiões, há o risco de “detritos movimentados pelo vento resultarem em perigo de vida” e “danos em edifícios e casas, com os telhados a poderem voar e linhas eléctricas derrubadas”. Pede-se também que as pessoas fiquem em casa e coloquem os carros em garagens, longe de árvores e paredes.

“A tempestade Eunice trará rajadas fortes que poderão causar danos, e poderá ser uma das tempestades mais impactantes a afectar as partes sul e central do Reino Unido durante alguns anos”, disse o meteorologista responsável do Gabinete de Meteorologia, Frank Saunders, à Reuters. “O alerta vermelho indica um perigo significativo para a vida, uma vez que ventos extremamente fortes têm o potencial de causar danos a estruturas e detritos arrastados pelo vento”, completa.

O Governo britânico realizou na quinta-feira uma reunião de emergência da Comissão para as Contingências Civis [conhecida como Cobra, responsável por determinar medidas para situações de emergência nacional] para avaliar os preparativos, ordenando o destacamento do exército para algumas zonas do país, sobretudo no sudoeste de Inglaterra, que podem sofrer inundações ou cortes de energia.

Face a este cenário, as empresas de transportes esperam disrupções nos serviços, de acordo com o Guardian. É o caso da Network Rail, operadora de caminhos-de-ferro, que antecipa que os serviços no País de Gales sejam suspensos durante o dia inteiro. A London North East Railway pediu aos passageiros com bilhetes para esta sexta-feira que viajem no sábado ou que peçam um reembolso.

Os aeroportos de Gatwick e Stansted estão a pedir aos passageiros que verifiquem o estado dos voos e que tentem chegar aos terminais com tempo de sobra. A companhia aérea holandesa KLM indicou que cancelará pelo menos 170 voos entre Londres e o aeroporto de Amesterdão. Até às 11h a tempestade não tinha afectado as ligações com Portugal continental, de acordo com os sites dos Aeroportos de Portugal.

Entretanto, há quem tente captar em vídeo os aviões que tentam aterrar nos aeroportos de Londres, como é o caso do canal do Youtube Big Jet TV, que se dedica à temática da aeronáutica.

Os transportes da área de grande Manchester também pediram aos clientes para considerarem se as suas viagens são “essenciais” esta sexta-feira e para terem cuidado enquanto estiverem fora de casa. É possível que a tempestade interrompa estes serviços das 5h às 21h.

Algumas atracções populares entre os turistas, como o London Eye, vão estar fechadas durante o dia.

Também se esperam algumas cheias na zona de costa do sul e oeste da Inglaterra na manhã desta sexta-feira.

Foi emitido um alerta âmbar – o segundo nível mais grave – para o resto de Inglaterra devido ao vento, das 5h às 21h. Há alertas amarelos – o nível abaixo – para vento e neve numa grande parte da Escócia. Esperam-se nevões na Irlanda do Norte.

A Eunice, que se produziu no Atlântico central e que se deslocou dos Açores em direcção à Europa, tem velocidades de vento extremas que podem semear o caos ao longo das costas e em áreas expostas.

Os alertas vermelhos são relativamente raros. O último foi emitido em Novembro de 2021 — antes desse, o último tinha sido emitido em Março de 2018.

Na quarta-feira, a passagem da tempestade Dudley já tinha causado interrupções nos transportes, embora os danos não tenham sido generalizados.

Sugerir correcção
Ler 3 comentários