Nakamura conquista Grand Prix de Berlim

Norte-americano venceu Levon Aronian na final da prova que ajudará a definir os últimos lugares para o torneio de candidatos.

Foto
Hikaru Nakamura DR

O norte-americano Hikaru Nakamura venceu o agora seu compatriota Levon Aronian na final do Grand Prix de xadrez de Berlim, a primeira das três provas que decidirão os dois últimos lugares ainda disponíveis para o torneio de candidatos.

Foi uma vitória obtida apenas no desempate, depois de as duas partidas clássicas terem terminado empatadas. Na primeira semi-rápida, Aronian, pressionado pela falta de tempo, cometeu um erro crasso num final igualado e, assim, estava obrigado a ganhar a segunda para voltar a igualar o encontro.

Mas nunca Nakamura esteve em risco e acabaria mesmo por conseguir nova vitória, depois de o ex-arménio ter tentado forçar num final equilibrado.

Recorde-se que participam nesta série 24 participantes, mas cada um deles apenas integra dois dos três eventos, pelo que Nakamura está muito bem posicionado para conseguir o almejado lugar no torneio que dá acesso ao título mundial.

A próxima prova começa já no próximo dia 28, em Belgrado, disputando-se a última etapa do Grand Prix, novamente em Berlim, a partir de 21 de Março. Quanto a Aronian, depois de se ter incompatibilizado com a sua federação de sempre, a Arménia, também pode aspirar ao apuramento.

Sugerir correcção
Comentar