Laboratórios Germano de Sousa no Sul ainda fechados, sem data para reabrir

Laboratório de análises foi atacado na semana passada.

Foto
Laboratório foi atacado na semana semana Nelson Garrido

Os laboratórios de análises clínicas Germano de Sousa, que foram alvo de um ataque informático na semana passada, estão a reabrir gradualmente no Norte mas continuam fechados em Lisboa, disse à Lusa fonte do grupo.

A director executiva de Marketing e Vendas, Marta Cunha, indicou que a reabertura está a “arrancar faseadamente no norte, de forma gradual para ir medindo o pulso ao sistema”.

“Começámos com um número reduzido de postos reabertos no Porto e progressivamente, no norte, contamos restabelecer hoje e quinta-feira. No Sul, estamos a tomar diligências para também abrir faseadamente, mas ainda não estamos capazes de dar uma data”, acrescentou a responsável.

O ataque informático, que infectou os sistemas de comunicação com um vírus, prejudicou a comunicação com os parceiros, hospitais e centros de análises.

O grupo Germano de Sousa informou que o ciberataque, ocorrido na madrugada de quinta-feira, foi “deliberado e criminoso com o objectivo de causar danos e perturbações à sua actividade e aos seus doentes”, mas “não existe qualquer evidência” de que os dados dos seus doentes tenham sido comprometidos.

Sugerir correcção
Comentar