Pepe e Tabata suspensos preventivamente pela justiça desportiva

O defesa do FC Porto e o ala do Sporting foram dois dos envolvidos nas agressões ocorridas no final do FC Porto-Sporting da última jornada da I Liga.

Foto
Pepe foi um dos jogadores castigados pela justiça desportiva EPA/Jose Coelho

O Conselho de Disciplina (CD) da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) suspendeu preventivamente por dois jogos, nesta terça-feira, Pepe (FC Porto) e Bruno Tabata (Sporting), na sequência dos incidentes protagonizados no clássico da passada sexta-feira entre “dragões” e “leões” e que terminou empatado a dois golos. Aos dois atletas foram ainda instaurados processos disciplinares.

Pepe e Tabata incorrem numa sanção pesada que varia entre os dois meses e os dois anos, segundo o que está previsto no Regulamento Disciplinar da Liga de Clubes que, no artigo 145.º, determina que as “agressões praticadas pelos jogadores contra os membros dos órgãos da estrutura desportiva”, nomeadamente “dirigentes ou delegados ao jogo de outros clubes” como uma infracção disciplinar muito grave.

Para além destas duas sanções, no mapa de castigos do FC Porto-Sporting constam ainda três jogos de castigo para João Palhinha, dois para Marchesín, um para Coates e um para Esgaio.

No caso de Palhinha e Marchesín, o primeiro é suspenso por “ter agredido um adversário com uma estalada”, enquanto o segundo cumprirá duas partidas de suspensão por ter pontapeado um adversário, “praticando um acto de conduta violenta”.

No que diz respeito aos dirigentes Hugo Viana, do Sporting, e Luís Gonçalves, do FC Porto, que entraram “no terreno de jogo para provocar um conflito com um adversário”, enfrentam uma suspensão preventiva de 20 dias para cada, para além de lhes terem sido instaurados processos disciplinares.

O CD da FPF deu ainda conta da instauração de um processo disciplinar ao defesa do Sporting Matheus Reis, por “gesto incorrecto executado no decorrer do jogo”, omisso nos relatórios oficiais.

Foi ainda instaurado um processo de inquérito a vários incidentes, como o arremesso de objectos por parte de apanha-bolas, o comportamento de elementos de apoio à organização do jogo [activações publicitárias] e as denúncias apresentadas pelo director de segurança do Sporting, entre o presidente dos “leões”, Frederico Varandas, e o administrador da SAD do FC Porto Vítor Baía e o director de imprensa dos “azuis e brancos”, Rui Cerqueira, após a conferência de imprensa.

Do comunicado, consta ainda o castigo de um jogo aplicado ao treinador-adjunto do Sporting Carlos Fernandes, por ter entrado no relvado durante o jogo, e as multas aplicadas aos dois clubes, no valor de 16.575 euros para o FC Porto e 5740 para o Sporting.

Sugerir correcção
Ler 2 comentários