Inflação acelera para 3,3% em Janeiro

De acordo com dados do INE, a variação mensal do Índice de Preços no Consumidor foi de 0,3%.

Foto
Miguel Manso

A taxa de variação homóloga do índice de preços no consumidor (IPC) aumentou para 3,3%, em Janeiro, uma subida de 0,6 pontos percentuais face à observada no mês anterior, informou esta quinta-feira o Instituto Nacional de Estatística (INE).

Por sua vez, o indicador de inflação subjacente (índice total excluindo produtos alimentares não transformados e energéticos) também acelerou, registando uma variação homóloga de 2,4%, que compara com 1,8% em Dezembro.

Segundo a autoridade estatística, a variação mensal do IPC foi 0,3% (nula no mês precedente e -0,3% em Janeiro de 2021).

Já a variação média dos últimos doze meses foi 1,5%, face a 1,3% em Dezembro.

O Índice Harmonizado de Preços no Consumidor (IHPC) português apresentou uma variação homóloga de 3,4%, superior em 0,6 pontos percentuais à do mês anterior e inferior em 1,7 pontos percentuais ao valor estimado pelo Gabinete de Estatísticas da União Europeia (Eurostat) para a zona Euro.

Em Dezembro, aquela diferença tinha sido de 2,2 pontos percentuais, notou o INE.

Quando excluídos produtos alimentares não transformados e energéticos, o IHPC em Portugal registou uma variação homóloga de 2,5%, que corresponde a uma taxa igual à estimada para o mesmo indicador na zona Euro.

O IHPC registou uma variação mensal de 0,3% (nula no mês anterior e -0,3% em Janeiro de 2021) e uma variação média dos últimos doze meses de 1,2% (0,9% no mês precedente).

Sugerir correcção
Ler 2 comentários