Crocodilo indonésio viveu seis anos com um pneu preso no pescoço. Agora foi libertado

Há seis anos que um crocodilo vivia com um pneu preso ao pescoço, na cidade de Palu, na Indonésia. Os quatro metros do animal não assustaram Tili, um habitante da zona, que o perseguiu durante três semanas até conseguir capturar o animal para o ajudar.

Foto
Reuters/ANTARA FOTO

Um crocodilo indonésio que nadou com um pneu de mota preso ao pescoço durante seis anos foi finalmente libertado por um amante de animais na ilha de Sulawesi, na Indonésia.

O crocodilo, de aproximadamente quatro metros, tinha conquistado a simpatia de alguns residentes da cidade de Palu que temiam que o pneu acabasse por sufocar o réptil à medida que este crescia.

Contudo, tinha-se revelado muito difícil de capturar. A dada altura, um tratador de crocodilos tentou libertar o réptil, mas não teve sucesso.

“Apanhei o crocodilo sozinho. Estava a pedir ajuda às pessoas daqui, mas elas estavam assustadas”, revela Tili, um residente local de 35 anos.

Montou uma armadilha básica com uma corda amarrada a um tronco, utilizando galinhas e patos vivos como isco.

Mas depois de seguir o réptil durante três semanas, o crocodilo astuto conseguiu escapar à armadilha por duas ocasiões antes de ser finalmente capturado.

“Muitas pessoas estavam cépticas em relação a mim e pensavam que não estava a falar a sério”, conta Tili sobre a captura do crocodilo, enquanto posa para fotografias em frente ao réptil amarrado depois de usar uma serra para remover o pneu.

Em 2020, as autoridades da província tinham oferecido uma recompensa não definida para quem conseguisse remover o pneu, embora não parecesse ser a principal motivação de Tili.

“Não suporto ver animais feridos. Mesmo cobras, tentarei ajudar”, afirma Tili, cuja perícia em vida selvagem é autodidacta.

O réptil, a que a população local se tinha referido como “proibição de buaya kalung” (crocodilo com um colar de pneus), foi libertado de volta ao rio na segunda-feira à noite.

Sugerir correcção
Comentar