Empate na Geórgia aproxima Portugal do Mundial 2023

A selecção portuguesa de râguebi realizou uma excelente exibição em Tbilissi e esteve perto da vitória, mas alcançou um resultado importante na fase de qualificação.

Foto

Antes do início da partida, um empate de Portugal na Geórgia, equipa que estava 100% vitoriosa na fase de qualificação para o Mundial 2023, seria sempre considerado um resultado excepcional. Porém, apesar de ter conseguido travar o 12.º classificado do ranking mundial, a conquista de dois pontos deixou uma sensação amarga a Portugal.

Com uma excelente exibição em Tbilissi, a equipa portuguesa esteve perto de vencer, conseguindo um empate (25-25) que aproxima os “lobos” de um regresso, 16 anos depois, a uma fase final de um Campeonato do Mundo de râguebi.

Na primeira jornada do Rugby Europe Championship (REC) 2022, competição que serve de segunda volta da fase de apuramento europeia para o Mundial da modalidade, que será disputado em 2023 em França, Portugal tinha pela frente o líder invicto da qualificação, mas nunca foi inferior.

Conseguindo equilibrar o duelo nas disputadas das fases estáticas - formações-ordenadas e alinhamentos -, Portugal nunca esteve, como habitualmente acontece contra equipas que baseiam o seu jogo em investidas dos seus avançados, sob pressão, tendo em grandes partes da partida o domínio territorial.

Na primeira parte, embora o ascendente fosse quase sempre português, a Geórgia conseguiu ganhar uma vantagem de quatro pontos (15-11), com os pontos dos “lobos” a serem marcados através de duas penalidades de Samuel Marques e um ensaio de Manuel Cardoso Pinto.

Após o intervalo, a Geórgia ainda dilatou para 18-11, mas aproveitando um cartão amarelo para um georgiano (exclusão temporária de 10 minutos), Portugal marcou dois excelentes ensaios (Rodrigo Marta e José Lima), colocando-se a vencer, por 18-25.

Porém, a cerca de 15 minutos do fim, a Geórgia colocou em prática uma das suas armas e, após uma formação-ordenada a cinco metros da linha de ensaio portuguesa, conseguiu o ensaio que fixou o resultado final numa igualdade a 25 pontos.

Com este empate, Portugal continua longe do primeiro lugar (menos 10 pontos do que a Geórgia), mas mantém-se em boa posição na qualificação: tendo já feito as duas partidas contra os georgianos, é 4.º classificado a apenas um ponto da Espanha e a dois da Roménia.

Os dois primeiros classificados no somatório do REC 2021 e REC 2022 garantem o apuramento directo para o França 2023, enquanto o terceiro disputará uma repescagem.

Na próxima semana, Portugal desloca-se a Bucareste para defrontar a Roménia, numa partida que será importantíssima para as contas finais da fase de apuramento.

Sugerir correcção
Comentar