Steve Schapiro (1934-2022), o fotógrafo que sonhava ser invisível

Começou a fotografar aos nove anos e só parou perto dos 90. Era um dos gigantes da fotografia do século XX e deixou uma obra carregada de imagens que se tornaram ícones, do movimento civil dos EUA a Rambo, de David Bowie a Taxi Driver. Ainda assim, era um cultor da modéstia.

Foto
Steve Schapiro é considerado "um dos gigantes" da fotografia do século XX Target Presse Agentur Gmbh/Getty Images

O agente de David Bowie nem precisou de acabar a pergunta ao telefone. Steve Schapiro disse logo: “Absolutamente!” É claro que aceitava fotografar o músico que em 1974, quando surgiu o convite, era já uma das mais cintilantes estrelas planetárias da música. “Era óbvio que aceitaria. Nem era preciso perguntarem”, disse Schapiro numa entrevista ao jornal i, em 2016, onde se confessava um admirador do artista inglês (“Naquela altura, toda a gente era fã do David Bowie”).

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Comentar