Pequim 2022: tudo menos desporto

Os Jogos Olímpicos de Inverno arrancam oficialmente nesta sexta-feira. Com boicotes diplomáticos, covid, acusações de violação de direitos humanos por parte do governo chinês e neve artificial, tudo o que seja competição ficou em segundo plano.

pglobal,jogos-olimpicos-inverno,modalidades,desporto,china,
Fotogaleria
A neve nos Jogos Olímpicos de Inverno será artificial Reuters/DYLAN MARTINEZ
pglobal,jogos-olimpicos-inverno,modalidades,desporto,china,
Fotogaleria
Atleta treina antes do início da competição nos Jogos de Pequim 2022 EPA/Tamas Kovacs
pglobal,jogos-olimpicos-inverno,modalidades,desporto,china,
Fotogaleria
O hóquei no gelo é um dos desportos nestes Jogos Olímpicos de Inverno EPA/Alex Plavevski
pglobal,jogos-olimpicos-inverno,modalidades,desporto,china,
Fotogaleria
Atleta na prova de saltos de esqui EPA/Grzegorz Momot
Fotogaleria
a competição de curling já está a decorrer nos Jogos Olímpicos de Inverno EPA/JEROME FAVRE
Fotogaleria
A prova de luge é uma das mais espectaculares do programa dos Jogos Olímpicos de Inverno Reuters/THOMAS PETER

Muito antes da pandemia da covid-19 que envolveu o mundo nos últimos dois anos, ninguém queria organizar os Jogos Olímpicos de Inverno em 2022. Em 2013, começaram por ser seis candidatos, mas, aos poucos, esse número foi sendo reduzido. Estocolmo (Suécia) e Cracóvia (Polónia) retiraram-se porque fizeram referendos em que a vontade popular foi contra a organização do evento. Lviv (Ucrânia) retirou-se porque havia instabilidade no país (nada mudou) e Oslo (Noruega) não tinha nem o apoio popular, nem o apoio do Governo. A China não enfrentava esse problema e, na votação final, a candidatura de Pequim bateu a de Almaty (Cazaquistão) por quatro votos, tornando-se na primeira cidade a receber os Jogos de ambas as estações. Oito anos depois, chegamos ao dia da cerimónia de abertura dos Jogos Olímpicos de Inverno de 2022 e o desporto não está em primeiro plano. Nem no segundo ou no terceiro.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 1 comentários