CES propõe acabar com “vistos gold” para ajudar portugueses a terem mais bebés

Escalada dos preços da habitação é um dos entraves a que os jovens saiam de casa dos pais e constituam família. Entre as propostas do Conselho Económico e Social para fazer contrariar quebras da natalidade inscrevem-se ainda o combate à insegurança laboral e o reforço das deduções por filho em sede de IRS.

Foto
Sem condições para custear uma casa, jovens continuarão a adiar projecto de constituír família Paulo Pimenta

Relacionar os “vistos gold” e os apoios fiscais aos residentes não habituais com o problema da natalidade pode soar estranho. Mas a explicação é simples: aquelas medidas fizeram disparar os preços da habitação, o que impossibilitou que muitos jovens adultos saíssem de casa dos pais e constituíssem a sua própria família. O fim daqueles apoios é assim uma das propostas apresentadas pelo Conselho Económico e Social (CES) para incrementar a natalidade.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 74 comentários