Dakar: Sainz vence 11.ª etapa nos carros, Joaquim Rodrigues 3.º nas motas

Nasser Al-Attiyah está cada vez mais próximo de conquistar a presente edição do rali.

Foto
Joaquim Rodrigues EPA/YOAN VALAT

O espanhol Carlos Sainz (Audi) venceu a 11.ª e penúltima etapa dos automóveis na 44.ª edição do rali Dakar de todo-o-terreno, enquanto o francês Sébastien Loeb (BRX) voltou a ganhar tempo ao líder, que continua a ser Nasser Al-Attiyah (Toyota), do Qatar.

Sainz, vencedor das edições de 2010, 2018 e 2020, alcançou a 41.ª vitória em etapas na prova, a segunda da presente edição, ao concluir os 345 quilómetros cronometrados desta quinta-feira, em Bisha, na Arábia Saudita, em 3h29m32s.

Sébastien Loeb foi segundo, a 2m21s, e ganhou mais 4m21s ao líder, Nasser Al-Attiyah, que foi apenas sétimo classificado. O argentino Lúcio Alvarez (Toyota) foi o terceiro classificado do dia, a 3m10s de Sainz.

Com estes resultados, Al-Attiyah tem, agora, 28m19s de vantagem sobre Loeb e 1h03m43s sobre o saudita Yazeed Al Rajhi (Toyota), terceiro classificado da geral.

Miguel Barbosa (Overdrive), o único piloto português na categoria, é agora 35.º, a 12h37m44s do líder, depois de na etapa desta quinta-feira ter terminado na 40.ª posição, a 1h00m23s.

Miguel Barbosa, na penúltima etapa do Dakar: "muita duna, muito fora de pista e rios, muito calor e muito fesh fesh"

Sunderland retoma comando nas motas

Nas motas, o argentino Kevin Benavides (KTM) foi o vencedor do dia, enquanto o português Joaquim Rodrigues Jr. (Hero) terminou em terceiro e o britânico Sam Sunderland (GasGas) voltou à liderança.

Benavides, que tinha desistido na véspera com o motor da sua KTM partido, usou o “joker” disponível para regressar à competição, de forma a ajudar a equipa, e foi o mais rápido nos 345 quilómetros desenhados em redor da localidade de Bisha, na Arábia Saudita.

O argentino concluiu a penúltima etapa da 44.ª edição da prova com o tempo de 3h30m56s, deixando Sam Sunderland na segunda posição, a apenas quatro segundos, com o português Joaquim Rodrigues Jr. (Hero) em terceiro, a 2m26s.

Com estes resultados, Sam Sunderland recuperou a liderança da prova, com 6m52s de vantagem sobre o chileno Pablo Quintanilla (Honda) e pode ter dado a machadada final na luta pela vitória. O austríaco Mathias Walkner (KTM) é terceiro, a 7m15s, enquanto o francês Adrien van Beveren (Yamaha) caiu de primeiro para quarto, depois de nesta quinta-feira ter sido apenas 15.º.

O português Joaquim Rodrigues subiu, provisoriamente, ao 14.º lugar, a 1h11m25s, ao passo que António Maio (21.º) e Rui Gonçalves (23.º) surgem muito próximos um do outro. Mário Patrão é 42.º, Alexandre Azinhais 67.º e Arcélio Couto 78.º.

Sugerir correcção
Comentar