Passou uma década a infernizar vida aos vizinhos. Só foi preso depois de tentar matar um deles

Homem perturbado danificou carros, provocou incêndios e roubou correspondência alheia. Continuou em liberdade mesmo depois de bater com martelo várias vezes na cabeça de morador.

Foto
O homem ficou em prisão preventiva Rui Oliveira

Um homem de 43 anos foi preso esta semana depois de ter passado uma década a infernizar a vida dos vizinhos. De ameaças de morte a roubo de correspondência das caixas de correio, passando por incêndios e por danos nos automóveis estacionados à porta, os habitantes de um prédio situado na Senhora da Hora, em Matosinhos, sofreram um pouco de tudo.

Tudo começou quando o arguido, agora com 43 anos, se mudou para o apartamento onde já moravam os pais, em 2012. Começou desde o início a questionar as contas do condomínio, e à medida que o tempo foi passando os comportamentos anti-sociais iam-se agravando.

Incendiou tapetes colocados à entrada das casas, arrombou caixas de correio e chegou a criar uma conta de correio electrónico em nome de um vizinho da qual enviava correspondência para a Segurança Social e para outros organismos oficiais, com o objectivo de lhe criar problemas. Também colou cartazes no exterior do prédio a insultar a vizinhança, que nalguns casos acusava de pedofilia.

As queixas nas autoridades iam-se sucedendo sem que nada acontecesse, por não haver provas da autoria destes e de outros delitos. Nem mesmo depois de ter tentado desfazer a cabeça de um vizinho à martelada, em meados de Agosto passado, o homem foi detido. Nesse dia começou por colar fita-cola à campainha de uma vizinha, que, com medo de sair de casa para resolver o problema e dar de caras com ele, pediu ajuda a outro condómino. Quando este apareceu para a socorrer, o visado deu-lhe uma martelada na cabeça que o deitou ao chão e continuou a atacá-lo com o mesmo instrumento mesmo depois disso. Não lhe provocou a morte por mero acaso e graças à intervenção de outros residentes, refere um comunicado da Polícia Judiciária divulgado esta sexta-feira.

A detenção deste homem só se deu depois de, já esta semana, a Polícia Judiciária ter conseguido um mandado de busca para revistar o apartamento onde mora com os pais, no qual foram encontrados indícios de ter sido ele o autor destes crimes. O martelo com que ia matando o vizinho foi apreendido.

Segundo a mesma nota informativa, o suspeito está desempregado e tem antecedentes criminais por condução sob o efeito de álcool e ofensas à integridade física. Vai agora responder por tentativa de homicídio, de violação de correspondência, falsidade informática e perseguição.

Os habitantes do prédio da Senhora da Hora podem finalmente ter sossego: foi-lhe decretada prisão preventiva.

Sugerir correcção
Ler 9 comentários