Dakar: Etapa das motos interrompida, Lategan em alta nos carros
Razões de segurança na base da decisão da organização. Prova dos automóveis decorreu sem alterações.
A quinta etapa das motos da 44.ª edição do rali Dakar de todo-o-terreno, em redor da cidade de Riade, foi interrompida por questões logísticas, anunciou a organização, nesta quinta-feira.
“Como todos os meios aéreos estão totalmente mobilizados, não é possível assegurar a continuidade da etapa por razões de segurança dos concorrentes”, lê-se numa nota publicada no site oficial da prova.
Grande parte dos concorrentes das duas rodas já tinham concluído o sector cronometrado, mas, aos restantes, foi dada ordem de paragem, assim como aos concorrentes do Dakar Clássico, uma prova de regularidade para veículos clássicos, que se disputa em paralelo à prova principal.
O australiano Toby Price (KTM) venceu a quinta etapa das motos, mas acabou por sofrer uma penalização de seis minutos que o atirou para o quinto posto. Resultado? O triunfo sorriu ao italiano Danilo Petrucci (KTM), antigo piloto de MotoGP, que completou o percurso em 3h23m46s.
Ross Branch (Yamaha), do Botsuana, foi segundo classificado, a dois segundos apenas, tendo o terceiro, o chileno Jose Ignacio Florimo (Honda), ficado a cinco segundos do vencedor.
António Maio (Yamaha) cotou-se como o melhor português, na 16.ª posição, a 9m34s do vencedor, ao passo que Joaquim Rodrigues Jr. (Hero) surgiu pouco abaixo, em 19.º, a 12m59s. Rui Gonçalves (Sherco) foi 27.º, a 17m10s, e Mário Patrão (Credit Agricola) 40.º, a 30m17s.
Na geral, Sam Sunderland (Gas Gas) tem agora uma vantagem de 2m29s sobre o segundo, Matthias Walkner (KTM), e de 5m59s sobre Adrien van Beveren (Yamaha), sendo que a diferença entre os dois melhores portugueses ficou reduzida a 20 minutos - Joaquim Rodrigues é 20.º e António Maio 24.º
Al-Attiyah segura liderança
Nos carros, Henk Lategan (Toyota) protagonizou a surpresa do dia, ao conquistar a 5.ª etapa, percorrida em 3h53m28s. Sébastien Loeb (BRX) manteve a consistência habitual, terminando na segunda posição, a 1m58s, tendo o argentino Lucio Alvarez (Overdrive) acabado em terceiro, a 2m10s.
Stage 6 ??
— DAKAR RALLY (@dakar) January 6, 2022
?? Henk Lategan
?? Sebastien Loeb
?? Lucio Alvarez
All the results ?? https://t.co/VWALrQ0INa#Dakar2022 pic.twitter.com/3jkdEAgrrF
O líder da geral, Nasser Al-Attiyah (Toyota), foi oitavo classificado, a 4m53s do vencedor, enquanto o português Miguel Barbosa (Overdrive) fechou o dia no 42.º posto, a 54m56s, tendo dado um salto até ao 36.º lugar na globalidade da corrida, a 6h43m11s do primeiro.
Quinta etapa do 44.º Dakar: muitas dunas, areia mais mole, zonas rápidas, mas uma "etapa limpa"
No pódio do Dakar, Al-Attiyah comanda agora com 17h24m23s, seguido por Loeb, a 35m10s, e por Lucio Alvarez, a 51m15s. Quanto a Lategan, que fez um brilharete nesta quinta-feira, é 45.º, a 9h24m48s.