Al-Attiyah e Daniel Sanders são os primeiros líderes do Dakar 2022

Joaquim Rodrigues Jr. foi o melhor português ao fechar o prólogo em 11.º. Nos carros, Miguel Barbosa perdeu muito tempo.

Foto
Joaquim Rodrigues Jr. em acção na estreia da edição de 2022 do Dakar EPA/YOAN VALAT

O qatari Nasser Al-Attiyah (Toyota) e o australiano Daniel Sanders (Gas Gas) são os primeiros líderes nos automóveis e nas motas, respectivamente, após a disputa do prólogo da 44.ª edição do rali Dakar de todo-o-terreno, que ontem arrancou na Arábia Saudita.

Nas motas, Daniel Sanders completou os 19 quilómetros do prólogo entre Jeddah e Há’il com um minuto de vantagem sobre o chileno Pablo Quintanilla (Honda), segundo classificado, e 1m55s face ao piloto do Botswana Ross Branch (Yamaha), terceiro. O argentino Kevin Benavides (KTM) foi quarto, a dois minutos do vencedor, numa etapa com quatro construtores distribuídos pelos quatro primeiros lugares.

O barcelense Joaquim Rodrigues Jr. (Hero) foi o melhor dos portugueses, ao terminar na 11.ª posição, a 3m05s do australiano. Rui Gonçalves (Sherco) foi 22.º, a 7m00s, António Maio (Franco) 30.º, a 10m45s, Mário Patrão (Credit Agricola) 56.º, a 17m15s, Alexandre Azinhais (Club Aventura) 86.º, a 25m30s, Arcélio Couto (Bianchi Prata) 97.º, a 27m50s, e Pedro Bianchi Prata (Bianchi Prata) 113.º, a 31m20s.

A dupla Miguel Barbosa/Pedro Velosa (navegador) é a única totalmente portuguesa nos automóveis. Aqui, contam ao PÚBLICO como correu o 1.º dia de competição.

Na classe dos automóveis, Nasser Al-Attiyah confirmou o favoritismo, ao despender 10m56s para completar o prólogo, batendo o espanhol Carlos Sainz, aos comandos de um Audi eléctrico, por apenas 12 segundos. O sul-africano Brian Baragwanath (Century Racing) surpreendeu, ao fechar os lugares do pódio, a 36 segundos do vencedor, com o mesmo tempo do quarto, o compatriota Henk Lategan (Toyota).

Filipe Palmeiro, navegador do lituano Benediktas Vanagas (Toyota), foi o melhor português do dia, ao terminar na 22.ª posição, a 1m31s do líder, enquanto Paulo Fiúza, navegador de Vaidotas Zala (Teltonika), terminou em 26.º, a 2m13s. O piloto Miguel Barbosa (Overdrive), que nesta edição regressou à mais emblemática prova de todo-o-terreno do planeta, foi 84.º, a 24m41s.

No domingo, a segunda etapa da corrida, prevê a partida de e a chegada à cidade de Há’il, numa especial de 333 quilómetros.