Abdusattorov vence Mundial de semi-rápidas aos 17 anos

Abdusattorov tornou-se, em Varsóvia, o mais jovem vencedor da história de um título mundial.

Foto
EPA/LESZEK SZYMANSKI

Nodirbek Abdusattorov, xadrezista uzbeque de apenas 17 anos, foi o surpreendente vencedor do Mundial de semi-rápidas, em Varsóvia, sucedendo no trono a Magnus Carlsen, que assim já não conseguirá voltar a reunir os três títulos que detinha, nas três variantes oficialmente reconhecidas pela Federação Internacional.

Abdusattorov tornou-se o mais jovem vencedor da história de um título mundial numa prova em que impôs a única derrota ao seu antecessor na 10.ª jornada, numa partida que terá tido um papel decisivo no desfecho da prova. O uzbeque esteve em muito maus lençóis nesse jogo, mas foi resistindo e acabou por levar Carlsen a imprecisões que ditaram o dissipar da vantagem. Incapaz de se ajustar à nova realidade, o norueguês continuou a procurar a vitória a todo o custo, levando longe demais os seus esforços: perdeu a partida e a liderança que até aí detinha.

Nas duas rondas seguintes, Nodirbek perderia a vantagem de que dispunha, atingindo-se a última ronda com quatro jogadores empatados com nove pontos, Carlsen, Caruana, Nepomniachtchi e o uzbeque. O russo e o norte-americano empataram rapidamente a partida, ficando a aguardar o resultado de Carlsen, que defrontava Nakamura, e de Nodirbek, que tinha pela frente o polaco Duda.

Nenhum deles conseguiria a vitória, terminando as 13 rondas do torneio em igualdade pontual. Mas apenas os dois jogadores que, segundo os critérios em vigor, possuíam o melhor desempate teriam direito à luta final pelo título, e assim Carlsen e Caruana, terceiro e quarto, ficaram de fora dessa discussão.

Poucos minutos depois começava o “tie-break”, realizando-se duas partidas-relâmpago para decidir o título mundial. Na primeira, Nepomniachtchi dispôs de alguma vantagem, mas, com uma defesa precisa, Nodirbek conseguiu assegurar o empate. Na segunda, o uzbeque colocou o russo sob pressão e não mais o deixou respirar, forçando o seu abandono, já numa posição desesperada.

Sugerir correcção
Comentar