Liga muda as regras, mas não repete o Belenenses SAD-Benfica

Assembleia Geral aprovou adenda ao Regulamento de Competições que prevê que um jogo só se possa realizar quando uma das equipas tiver, pelo menos, 13 jogadores disponíveis.

Foto
Reuters/PEDRO NUNES

A história do jogo da I Liga disputado a 27 de Novembro entre o Belenenses SAD e o Benfica, quando a equipa anfitriã se apresentou no Estádio do Jamor com apenas nove jogadores devido a um surto de covid-19, não se voltará a repetir no principal escalão do futebol português. Porém, a partida entre “azuis” e “encarnados” não será repetida. A Liga aprovou uma alteração ao Regulamento de Competições que prevê que um jogo só se possa realizar quando uma das equipas tiver, pelo menos, 13 jogadores disponíveis, incluindo um guarda-redes, mas a proposta para que essa adenda tivesse efeitos retractivos foi rejeitada pela maioria dos clubes.

A medida, que já tinha sido anunciada, foi ratificada em Assembleia Geral (AG) extraordinária da Liga após votação secreta - contou com um voto contra e dois nulos -, e esta nova disposição no Regulamento de Competições profissionais surge após a partida da 12.ª jornada, onde o Belenenses SAD entrou em campo frente ao Benfica com apenas nove jogadores, sendo a esmagadora maioria deles da equipa de Sub-23, devido a um surto de covid-19. O jogo foi dado por concluído logo após o intervalo, quando os “encarnados” venciam por 7-0 e os “azuis” ficaram reduzidos a sete atletas.

Na sequência da partida, o Belenenses SAD avançou com uma proposta com o objectivo de dar efeitos retroactivos à alteração regulamentar aprovada pela Liga, o que implicaria que o jogo frente ao Benfica seria repetido. Porém, antes mesmo do início da reunião magna no Porto, a Mesa da AG da Liga enviou aos clubes um parecer jurídico, segundo o qual a proposta apresentada pelo Belenenses SAD era ilegal, sugerindo que não deveria ser discutida e aprovada.

Assim, a maioria dos clubes entendeu rejeitar os argumentos do clube presidido por Rui Pedro Soares e, embora casos como o que aconteceu no Jamor na 12.ª jornada deixem de ser possíveis, o resultado do Belenenses SAD-Benfica será mantido.

No final da reunião, Rui Pedro Soares lamentou a forma como o processo foi conduzido: “É a primeira vez em 10 anos que sou dirigente que uma proposta é colocada à Assembleia para saber se era ou não admitida. Já no passado o Belenenses SAD esteve sozinho aqui em combates. Não ficam dúvidas que tudo fizemos e que tudo vamos fazer para o jogo ser repetido a bem da verdade desportiva.”

O líder do Belenenses SAD referiu ainda que os regulamentos foram mudados “a meio de um campeonato” e que “alterar as regras a meio do jogo, é muito complicado”. “Só se pode fazer porque estamos numa situação de covid-19, numa situação excepcional.”

Da parte da LIGA, Mário Costa, presidente da AG, explicou a decisão, dizendo que “os clubes são soberanos”. “Não me vou pronunciar sobre o que a Liga acha ou deixa de achar. Os clubes são da Liga e a Liga dos clubes. Os clubes decidiram e são soberanos. Acharam que não devia ser admitida a proposta.”

O dirigente, disse ainda que “é importante realçar que surgiu um problema”, que “foi resolvido”. “Os clubes tiveram a consciência de que houve lacuna e votaram alteração. Daqui para a frente não vai acontecer. Toda a gente sabe que não é bom ter um jogo com nove contra 11, mas isso não se irá repetir”, concluiu Mário Costa.

Sugerir correcção
Ler 10 comentários