The Guardian fala em “desenvolvimento surpreendente” no caso de Abramovich

Processo de obtenção de cidadania portuguesa por parte do empresário russo tem feito eco na imprensa internacional.

Foto
Abramovich na última final da Liga dos Campeões, em Maio, no Porto REUTERS/Michael Steele

A notícia do PÚBLICO sobre a obtenção da cidadania portuguesa por parte de Roman Abramovich, com recurso à lei que permite a naturalização aos descendentes dos judeus sefarditas que foram expulsos da Península Ibérica, tem corrido mundo e são inúmeros os ecos da imprensa internacional.

“Este desenvolvimento surpreendente foi confirmado no sábado pelo seu porta-voz, que revelou que o russo que é proprietário do Chelsea adquiriu a nacionalidade portuguesa no início do ano”, escreve o jornal britânico The Guardian, sublinhando que Abramovich se tornou num cidadão da União Europeia três anos depois de ter retirado a candidatura a um visto no Reino Unido.

O The Times of Israel destaca o estudo genealógico que permitiu ao milionário fazer uso desta lei portuguesa e realça também as possibilidades que ela oferece. “Um passaporte português permite a Abramovich viver e trabalhar em qualquer ponto da União Europeia. Potencialmente também tornará mais fácil fazer negócios com o Reino Unido”.

O Texas News Today sublinha que Abramovich junta agora o passaporte da UE aos passaportes russo e israelita, que já detinha, enquanto alguns sites mais dedicados ao desporto, como o Besoccer ou o Supersport, destacam a faceta de benfeitor da comunidade judaica do Porto, que é também exaltada pelo generalista britânico The Telegraph.

A Comunidade Judaica do Porto também reagiu entretanto à notícia, assegurando que “o processo de certificação de Roman Abramovich começou em 2020 e inclui certificação das mais prestigiadas instituições judaicas internacionais, com séculos de existência”. E acrescenta que já propôs que o processo de certificação de sefardismo também fosse realizado por via de uma plataforma digital, “com vista a proporcionar um trabalho de certificação conjunto, em tempo real, entre o rabinato do Porto e a conservatória”.

Sugerir correcção
Ler 17 comentários