Uma despensa ambulante

A carrinha da Despensa do Bubal desloca-se pelas curvas sinuosas pelo meio da serra. Em algumas aldeias, como Guimarei, as pessoas da aldeia já estão fora da casa à espera que passe a mercearia sobre rodas.

Duas vizinhas de Medeiros, no concelho galego de Monterrei, decidiram apostar na solução investindo num novo serviço que, com a ajuda de uma carrinha, distribuem os produtos de supermercado pelas aldeias das redondezas. “Os mais idosos precisam disto, porque a maioria não tem carro e vê-se na obrigação de pagar um táxi por causa da falta de transporte”, explica Chus, uma das duas donas da Despensa do Bubal.

Eva, a outra sócia do negócio, explica que até abrirem a loja a sua mãe ia fazer as compras a Verín apenas uma vez mês, estavam a 12 quilómetros e uns 18 minutos de distância. “Há aldeias em que já só restam uns seis ou sete moradores e onde não há nenhum tipo de estabelecimento para onde fazer compras”, explicam. 

Esta reportagem faz parte da série “Fim de Linha”, elaborada em conjunto pelo PÚBLICO (Portugal) e pela Xarda (Galiza). A série contou com o apoio do programa de bolsas da NewsSpectrum.