Voltar ao mercado de trabalho depois de anos a cuidar de alguém que se ama

Deixaram o emprego ou o negócio para cuidar de uma pessoa próxima. Quando essa pessoa morreu, já tinham mais de 50 anos, o que dificulta a reentrada no mercado de trabalho. Manuela quer aproveitar as competências que a vida a forçou a adquirir para passar de cuidadora informal a cuidadora formal; Anabela e Joaquim não fizeram isso, mas vão cuidando. Terceira parte da nova série sobre inclusão laboral.

Foto
José Fernandes

Manuela Cunha dá por ela no corredor do supermercado a pegar nas toalhitas. Ainda há pouco, saiu com intenção de ir ao talho e, de repente, estava à porta da loja onde costumava comprar creme e outros produtos para o marido. Foram tantos anos a cuidar do seu Joaquim.

A doença de Alzheimer apanhou-o cedo. Ia nos 53 anos quando Manuela, que ia nos 48, lhe notou desorientação na condução e lapsos na memória. Naquela idade, quem é que pensa em demência? Pensou que era cansaço. Joaquim era segurança. Dormia fora de horas.

A doença evoluiu depressa. Quem sabe há quanto tempo estaria a desenvolver-se? Deixou de trabalhar. Deixou de conduzir. Deixou de ler. Deixou de cozinhar. Deixou de ver as horas. Quando o diagnóstico se confirmou, já nem teve discernimento para o perceber.

Manuela despediu-se do ateliê de costura para cuidar do seu Joaquim. Como se despediu, não teve direito a subsídio de desemprego. Remediavam-se com o subsídio de desemprego dele e, mais tarde, com a sua pensão. “Aos olhos do Estado, tornei-me uma parasita.” O seu trabalho era invisível. Para efeitos fiscais, vivia à custa do marido. Até a assistência à terceira pessoa vinha em nome dele.

Foto
Foi na praia de Canidelo que Manuela Cunha conheceu o marido. Paulo Pimenta

Tinham uma casinha, em Gaia, mas, com o que ganhavam, tendo criado dois filhos, não fizeram pé-de-meia. A assistente social da junta de freguesia de Canidelo providenciava algum apoio para medicamentos. Alguns familiares davam uma ajuda para fraldas e cremes. Um programa de televisão assegurou-lhe uma cama articulada. Já perto do fim, aliaram familiares e amigos para lhe adaptar a casa.

Foram nove anos a cuidar. De 2011 a 2020. O cansaço acumulou-se tanto que muitas vezes virou exaustão. Joaquim experimentou um centro de dia, mas não se adaptou. Experimentou uma resposta especializada, a Cognitempus. Manuela aproveitava o tempo que ele lá estava para costurar. Apesar de lhe fazerem desconto, afligia-se para pagar as contas. De repente, uma infecção urinária. Deixou de ir.

Passou as últimas três semanas de vida internado. Por causa da pandemia, a mulher não podia acompanhá-lo. Era Setembro de 2020, as restrições tinham sido aliviadas. Podia visitá-lo. Na última visita, julga que ele a reconheceu. “Quando entrei, ele disse: ‘Oh, meu amor.’”

Conheceram-se na praia do Canidelo. Começaram a namorar muito novos. Ela contava 15 anos e ele 21. Tiveram 40 anos juntos. “Era um homem atencioso.” Pediu-lhe que espalhasse as suas cinzas no lugar onde a história deles começara. E é lá que ela vai para se sentir mais próxima.

Foto
Paulo Pimenta

As candidaturas ao estatuto de cuidador informal abriram em Junho de 2020. Manuela chegou a obtê-lo, mas não vive num dos 30 concelhos-piloto. Não podia pedir o subsídio de apoio. E Joaquim morreu pouco depois.

Estava viúva há pouco mais de um mês quando a convidaram para cuidar de uma idosa. Não hesitou. “É uma forma de dar seguimento ao que tinha feito. Ao mesmo tempo que me custava muito, eu precisava de sair de casa, de me abstrair. E não queria sobrecarregar os meus filhos.”

Não é fácil regressar ao mercado de trabalho depois de uma entrega tão longa e desgastante. Joaquim Ribeiro, presidente da Associação de Pessoas com Demência, sabe-o por experiência própria. Tinha 53 quando lhe morreu a mãe, que conjugava doença cardíaca com diabetes e sofreu um acidente vascular cerebral, ficou com demência vascular.

Em Gaia, muito tentou reintegrar-se no mercado de trabalho. Empregou 2016 nesse esforço. Com o 12.º ano e tanta experiência profissional, julga ter esbarrado no idadismo, o preconceito em função da idade. Muitos empregadores torcem o nariz a maiores de 45 anos.

Fora empresário. Dedicara-se à exportação de cerâmica, tivera um comércio de ferragens e ferramentas. Ajudara a cuidar do pai, que morrera com cancro. À síndrome de burnout seguira-se uma depressão. Recuperara. Assumira o papel de cuidador principal da mãe, tendo o apoio do seu irmão. As poupanças foram desaparecendo.

A solução, para si, foi mudar-se para Vila Nova de Cerveira. “Esta zona tem indústria e dificuldade em encontrar trabalhadores.” A câmara e a junta até o ajudaram a recuperar a casa que pertencera aos avós.

Ao fim de três contratos numa fábrica de volantes para automóveis ia, por fim, entrar nos quadros. Só que a pandemia fez o consumo travar a fundo. Em vez de o tornar efectivo, a empresa dispensou os seus serviços. Através de um contrato de inserção, um programa do Instituto de Emprego e Formação Profissional, experimentou trabalhar no agrupamento escolar. Entretanto, abriu um concurso público.

Agora, que tem 58 anos, Joaquim Ribeiro é funcionário da câmara. De manhã, trata de questões logísticas. De tarde, dá apoio à unidade de ensino especial. Na prática, ajuda a cuidar de crianças que o frequentam, o que passa por entreter, auxiliar a comer ou a ir à casa de banho, trocar fraldas. 

Dir-se-ia que a sua vida encarrilou, mas, como sublinha, “há uma situação que nunca mais vai ser corrigida: a carreira contributiva”. Quando chegar à idade da reforma, vai ter uma quebra nas contribuições para a Segurança Social. E isso condena-o a uma pensão baixa.

Foi uma das vozes do movimento que, entre outras coisas, reivindicou que aquele tempo contasse, como os 18 meses que passou no serviço militar. “Os cuidadores informais estão a prestar um serviço ao Estado. Se não cuidam, a pessoa tem de ir para um lar.” O Estado comparticipa o internamento em lares do sector social. “Não há vagas. A sociedade está cada vez mais envelhecida.” Mais do que construir lares, parece-lhe importante criar condições para cuidar em casa.

Algo ficou consagrado na lei pela qual tanto lutou com outros cuidadores e ex-cuidadores. Quem se despede para cuidar de alguém, embora não tenha direito a subsídio de desemprego, tem direito a registo de remunerações. Quer isto dizer que o período a que teria direito a subsídio de desemprego (se tivesse sido alvo de despedimento ou se o seu contrato tivesse chegado ao fim) conta para a carreira contributiva.

O estatuto, criticado pela carga burocrática que requer, trouxe outra possibilidade. Quem o tem pode optar por pagar seguro social voluntário. Só que, como diz Joaquim, é preciso ter dinheiro para isso. E o tempo de prestação de cuidados que está para trás não é reconhecido.

Maria Anjos Carrapita, vice-presidente da Associação Nacional de Cuidadores Informais, conhece várias pessoas que, perdendo a pessoa a quem prestavam cuidados, ficaram limitadas a biscates ou a trabalhos nas limpezas. É o caso de Anabela Lima, que não esconde a sua revolta.

Foto
Anabela Lima José Fernandes

Anabela trabalhava com o marido. Exploravam um café no Estoril. Levantavam-se às 5h30 para abrir as portas às 6h30. Quando ele deu sinais de demência vascular cerebral e Alzheimer, tentaram manter a rotina. Chegando a casa, sentava-se a fazer exercícios, contas, puzzles.

Valdemar, o marido, andava cada vez mais desorientado. Alguns clientes não percebiam, irritavam-se. Um esforço medonho para Anabela manter tudo a funcionar. “Três anos depois, estava cansadíssima. Foi-me diagnosticada uma depressão, que ainda hoje continua.”

Percebeu que tinha de encontrar um centro para Valdemar passar o dia. Não queria um sítio qualquer para o homem da sua vida. Só a Casa do Alecrim, da Associação Portuguesa de Familiares e Amigos dos Doentes de Alzheimer. Um filho levava-o. A instituição trazia-o à tarde.

Volvidos outros três anos, ele já tinha piorado de tal forma que Anabela decidiu fechar o café. “Já não tinha cabeça. Percebi que estava exausta quando, ao dar-lhe banho, estive imenso tempo a tentar que ele percebesse que tinha de levantar a perna e gritei com ele.”

Fechando o café, perdeu a sua fonte de rendimento. Gastou algum dinheiro para encerrar o negócio. O centro de dia não era barato – ajudavam-na a irmã e os filhos. Ficou um ano à espera de vaga no lar. Ia fazer 60 anos em Junho e em Maio pediu reforma antecipada. “Estava tão desesperada. Tinha de assegurar rendimento para sobreviver.” Ficou chocada com o valor da pensão atribuída. Não conseguia viver com aquilo. Começou a fazer limpezas de manhã. “Ia para ao pé dele às 16h, a hora a que ele costumava regressar a casa, e ficava lá até ele adormecer.”

Foto
José Fernandes

Continua a fazer as limpezas cinco a seis horas por dia. “É um trabalho muito físico. Venho cansada e isolo-me em casa.” Está com 64 anos. As doenças vão chegando. “Tenho artroses. Uso uma cinta lombar. Gasto dinheiro para trabalhar. Vou trabalhar enquanto puder, mas sinto-me cada vez mais cansada. Não vejo forma de o meu problema melhorar. Uma reforma de miséria e gastos de saúde…”

Começou a namorar com Valdemar aos 16 anos. Fariam 44 anos de casados. Foram “quase dez anos de desgaste físico e emocional”. De repente, acabou. “A falta é tão grande. Temos todo o tempo do mundo e não sabemos como vamos preenchê-lo porque foram muitos anos.” Delineou estratégias. “Quando ele morreu, à hora que o costumava visitar, fazia caminhadas. Hoje, já não faço isso. Já não tenho forças. Nos dias maus, penso no que ando aqui a fazer. O meu papel já foi cumprido…”

Já se sentia isolada antes de ele morrer, em 2019. “Os amigos do casal desapareceram todos. Frequentei um grupo de cuidadores. Os meus amigos do momento são cuidadores ou ex-cuidadores. Mas já tinha pouca vontade de sair. Com a pandemia, isolei-me de tal maneira que é casa-trabalho.”

Enquanto cuidadora do marido, Manuela também se juntara a um grupo de cuidadores informais. “Ainda nos reunimos para não acabar a amizade. Uma, que ficou viúva antes de mim um ano, ainda não voltou ao trabalho. Entretanto, foi avó e está a dar apoio ao neto. Outra voltou ao trabalho. Trabalha numa universidade. Tinha tirado uma licença para cuidar da mãe dela. Os outros ainda são cuidadores.”

A lei prevê que os ex-cuidadores informais possam sujeitar-se a um Processo de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências (RVCC) para se tornaram cuidadores formais, o que lhes permite trabalhar, por exemplo, numa unidade de cuidados continuados, num centro de dia, num lar ou num serviço de apoio domiciliário

Anabela não foi por aí. Quando recorreu ao centro de emprego, sugeriram-lhe geriatria. Não quis. “Foram nove anos a sofrer muito. Vi que a maneira mais fácil de gerir o meu tempo era fazer limpezas.” Apesar da canseira, o trabalho também lhe dá alegrias. “Acompanhei nove meses a gravidez de uma senhora. Neste momento, o bebé tem um ano e meio.” No fundo, continua a cuidar. “Cuidar faz-me feliz.”

Manuela, essa, acha que encontrou a sua verdadeira vocação. “Nós, mulheres, toda a vida somos cuidadoras de alguém.” Não tinha noção. “Eu dizia: cuidar de velhos, estás maluca. Mas eles precisam de amor e é fácil dar-lhes isso.”

Foto
Manuela Cunha reaprende a viver sem o seu Joaquim Paulo Pimenta

No princípio, a idosa de quem cuida ainda conseguia caminhar. Manuela acompanhava-a das 9h às 16h. “Foi ficando mais debilitada. Neste momento, está com dependência total. Agora, trabalho das 9h às 14h.”

Todos os dias, Manuela tira a senhora da cama para a cadeira de rodas, dá-lhe banho, veste-a, dá-lhe de comer, tira-a da cadeira de rodas para o sofá, entretém-na, dá-lhe o almoço. Aproximando-se as 14h, torna a metê-la na cama. Enquanto faz a sesta, a família regressa.

De tarde, Manuela dedica-se à costura. E ao estudo. “Estou num Centro Qualifica para terminar o 12.º ano. Gostava de fazer um curso de auxiliar de acção médica ou auxiliar de enfermagem.” Ninguém lhe explicou que, por lei, o ex-cuidador informal, que tenha sido reconhecido e pretenda desenvolver actividade profissional na área do cuidado, pode iniciar um processo de RVCC escolar e profissional. Vai ver isso.

Será o reconhecimento que Manuela já fez pequenas acções de formação e adquiriu uma vasta experiência nos anos em que cuidou de Joaquim 24 horas por dias, sete dias por semana. Sabe tratar da higiene pessoal e da alimentação, da higienização de espaços e equipamentos. E executar tarefas de mobilização, posicionamento, transferência.

Está empenhada em reaprender a existir, apesar da saudade. “Uma das partes mais importantes é não parar. Parar é o pior que se pode fazer. Melhor é pensar: eu fiz o que podia fazer. Não podia fazer mais. Tenho de continuar a viver.”

Sugerir correcção
Ler 3 comentários