Identificado um novo ponto de controlo que evita erros na divisão celular

Ao mesmo tempo, três equipas de investigadores publicaram na mesma revista três artigos científicos independentes sobre o mesmo tema: um novo mecanismo molecular de vigilância. Uma das equipas é liderada pelo investigador português Helder Maiato.

Foto
Bernardo Orr/CID Lab

Não é por mero acaso que tudo pode correr bem quando uma célula-mãe se divide em duas células-filhas iguais. Há, já se sabia, um mecanismo molecular de vigilância que está atento a possíveis erros e que permite que sejam corrigidos. Mas será que este processo tão banal como complexo de uma divisão celular se garante apenas com um ponto de controlo? Ao que parece, não. Três equipas de cientistas chegaram ao mesmo tempo à mesma conclusão: afinal, há outro mecanismo de vigilância. É um “filtro” que entra em cena um pouco mais tarde, mas que será muito mais eficaz, corrigindo 80% dos erros que passam na primeira “inspecção”.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 1 comentários