Líder do PAN não declarou ao TC imobiliária em nome do marido, mas informou o Parlamento

Inês Sousa Real omitiu ao Tribunal Constitucional empresa de que é co-proprietária, mas remeteu esta informação há mais de um ano à Comissão de Transparência da Assembleia da República.

Foto
Inês Sousa Real Rui Gaudencio

Inês Sousa Real, porta-voz e deputada do PAN omitiu ao Tribunal Constitucional (TC) que detinha, através do marido, com quem é casada em comunhão de bens adquiridos, uma empresa de mediação imobiliária que tem sede em Oeiras na mesma morada de uma das empresas de agricultura que o casal detém e que têm sido alvo de várias polémicas, revelou neste sábado ao Observador. Ao PÚBLICO, fonte oficial do PAN admite o “lapso”, mas sublinha que não existe má-fé por parte da deputada que em Outubro de 2020 informou a Comissão da Transparência deste mesmo facto.

No email enviado, remetido este sábado ao PÚBLICO, com data de 9 de Outubro de 2020, a deputada explica que, perante uma falha no portal do deputado onde são carregadas este tipo de informações, seguia por correio electrónico os dados novos. “Serve o presente para informar da seguinte alteração à rubrica respeitante às sociedades em cujo capital o/a declarante por si, pelo cônjuge ou unido de facto, disponha de capital e também a quantificação dessa participação: Pontes & Perfis - Mediação Imobiliária Unipessoal Lda”. 

Fonte oficial conclui assim que não existe má-fé por parte da deputada, mas sim um lapso, já que a informação foi transmitida a uma das entidades em relação à qual existe a obrigação de reporte, mas não em relação à outra. 

O jornal online revela ainda que, ao contrário das sociedades agrícolas, devidamente declaradas, a imobiliária Pontes&Perfis foi criada em Julho de 2020, já Inês Sousa Real era deputada foi omitida de todas as declarações.

Questionado o gabinete de comunicação de Inês Sousa Real sobre esta questão, remeteu para o comunicado enviado já antes: “Foi emitido ontem um comunicado onde foram prestados todos os esclarecimentos, pelo que nada mais há a acrescentar.”

O Observador confirma que o PAN emitiu um longo esclarecimento, onde abordava vários assuntos, esclarecendo alguns detalhes sobre as empresas agrícolas Berry Dream e Red Fields. No entanto, nada disse sobre a imobiliária, até porque essa ligação ainda não tinha sido publicamente divulgada. Com Marta Moitinho Oliveira

Notícia actualizada às 19:55 com informações novas sobre reporte dos dados em causa internamente no Parlamento, em Outubro de 2020.

Sugerir correcção
Ler 5 comentários