CDS faz derradeira tentativa para acabar com perdão de penas associado à pandemia

Centristas apresentaram agendamento potestativo na Assembleia da República para revogar perdão de penas motivado pela pandemia. Mas ninguém sabe se até lá Parlamento não será dissolvido.

sociedade,
Fotogaleria
PAULO PIMENTA
sociedade,
Fotogaleria
PAULO PIMENTA

O CDS-PP vai fazer uma derradeira tentativa para revogar a lei que permite que, mesmo com a esmagadora maioria dos reclusos vacinados contra a covid-19, continue a ser possível a sua saída das cadeias antes do fim das penas, ao abrigo de um regime especial criado para combater a pandemia nos estabelecimentos prisionais. 

Tanto o Conselho Superior da Magistratura como o Conselho Superior do Ministério Público admitem que a manutenção deste regime já não se justifica, mas até hoje o Parlamento nunca se dispôs a revogá-lo, apesar de existirem tentativas nesse sentido quer por parte dos centristas quer dos sociais-democratas. 

Com o cenário da dissolução do Parlamento em cima da mesa, o CDS vai fazer um último esforço para mudar este estado de coisas, tendo pedido um agendamento potestativo do seu projecto de lei sobre esta matéria para a quinta-feira da próxima semana. Resta saber se nessa altura ainda haverá trabalhos parlamentares e, a existirem, se os centristas contarão com o acordo dos outros partidos, nomeadamente do PS. Caso contrário, as libertações continuarão a fazer-se até à próxima legislatura, apesar de o cenário pandémico nos estabelecimentos prisionais não o justificar. 

Em declarações aos jornalistas na Assembleia da República, o líder parlamentar do CDS-PP, Telmo Correia, argumentou que “não faz sentido nenhum o Parlamento fechar os seus trabalhos sem revogar este regime”.

“A nossa proposta, de resto, é uma proposta de três artigos, portanto não é nada de transcendente do ponto de vista do processo legislativo”, defendeu, acrescentando que, “se houver vontade política”, o assunto se resolve “com facilidade”. Na ótica do líder parlamentar, “era possível fazer o debate na quinta-feira e na sexta a votação final”.

“É algo com que me tinha comprometido nas jornadas parlamentares do CDS há uns meses”, recordou. “Num momento em que o parlamento vai aprovar de forma apressada o fecho da legislação da eutanásia, não faz sentido nenhum” não se pronunciar sobre “o regime que tem permitido que continuem a sair presos das cadeias muito para além até da previsão inicial”. De facto, a estimativa da ministra da Justiça, Francisca van Dunem, apontava para a saída de cerca de dois mil reclusos, mas esse número já vai neste momento em três mil. 

“Este regime foi feito a pretexto da pandemia, logo na primeira fase, para evitar uma situação que podia ser grave dentro das cadeias”, disse ainda Telmo Correia, lembrando que a recente libertação antecipada do ex-ministro Armando Vara, também graças a este regime, trouxe o assunto de volta à discussão pública.

O CDS não vê nenhum inconveniente em que a proposta que o PSD apresentou também sobre o tema possa igualmente ser discutida no próximo dia 11 de Novembro.

Sugerir correcção
Comentar