A reconquista da liberdade por Paulo Ribeiro

No regresso à companhia que fundou em 1995, a que deu nome e da qual se afastou para dirigir a CNB, o coreógrafo estreia Segunda 2 este sábado no CCB, Lisboa, seguindo depois para Loulé e Viseu.

Foto

“Este momento é ou pode ser um bocado embaraçoso.” Catarina Keil (filha de Paulo Ribeiro e Leonor Keil) aproxima-se do microfone. Segunda 2 está prestes a entrar no seu segmento final, mais poético, e a jovem bailarina faz uso da voz para recusar aquilo que o coreógrafo lhe teria pedido. Não quer falar do percurso da Companhia Paulo Ribeiro — não quer estender-se a recordar o passado, não quer que contem com ela para projectar o futuro. “Também estamos aqui para proteger os autores deles próprios”, diz, enquanto reafirma a sua recusa em pactuar com qualquer forma de reflexão sobre um momento que não seja o agora. “Estamos aqui para dançar. Amanhã logo se vê.”

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Comentar