“Não temos tempo a perder!”

Seguindo esta trajetória de falta de ambição, o mundo está a caminhar a passos largos para um aquecimento de 2,7 graus Celsius que está muito acima do que a ciência considera seguro para toda a população do planeta.

O relatório desenvolvido pela agência das Nações Unidas para proteção ambiental (UNEP) avalia há 12 anos os esforços dos países em reduzir as suas emissões de gases de efeito estufa (GEE), comparando as contribuições nacionalmente determinadas (NDC) com as medidas necessárias para garantir os compromissos do Acordo de Paris. Este ano e, infelizmente tal como nos anos anteriores, identificámos uma grande lacuna entre as medidas anunciadas pelos países e o que é necessário ser implementado para reduzir emissões compatíveis com a estabilização do aquecimento global em níveis abaixo de dois graus Celsius e idealmente 1,5 graus Celsius até ao final do século, comparativamente com níveis pré-industriais.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Comentar