Max Verstappen garante pole position no GP dos EUA

Tempo de Lewis Hamilton foi batido no último instante, com o campeão mundial a ter que livrar-se dos dois Red Bull para tentar recuperar a desvantagem para o líder do campeonato, que parte pela nona vez em 2021 do primeiro lugar da grelha.

motores,desporto,automobilismo,formula-1,
Fotogaleria
Reuters/MIKE BLAKE
motores,desporto,automobilismo,formula-1,
Fotogaleria
EPA/SHAWN THEW
motores,desporto,automobilismo,formula-1,
Fotogaleria
EPA/SHAWN THEW
motores,desporto,automobilismo,formula-1,
Fotogaleria
Reuters/BRIAN SNYDER

Max Verstappen (Red Bull) conseguiu este sábado a pole position para o Grande Prémio (GP) de Fórmula 1 dos EUA, a 12.ª da carreira e nona da temporada, registando o melhor tempo na última sessão de qualificação do circuito de Austin, com 1m32,910s, à frente de Lewis Hamilton (Mercedes), com 1m33,119s, e do colega de equipa Sergio Pérez, com 1m33,134s. 

Valtteri Bottas (Mercedes) foi quarto, mas partirá do nono posto, após ter sido penalizado em cinco posições na grelha de partida, com o finlandês a sofrer este tipo de contrariedade pela sexta vez na temporada.

O mexicano Sergio Pérez, que brilhou nas sessões anteriores, esteve na iminência de alcançar a primeira pole da carreira e de bater o companheiro da Red Bull, mas acabou por cair para terceiro na última tentativa, assumindo agora um papel importante no apoio ao neerlandês e na pressão sobre Hamilton. 

A qualificação teve momentos de grande expectativa face aos tempos dos Ferrari e dos McLaren, que chegaram a passar pelo primeiro lugar na segunda qualificação. Charles Leclerc e Carlos Sainz conquistaram os quinto e sexto melhores tempos, à frente de Daniel Ricciardo e Lando Norris.

Sebastian Vettel (Aston Martin), Fernando Alonso (Alpine) e George Russell (Williams) sofreram penalizações, todos por alterações na unidade motriz, e partem dos últimos lugares da grelha, por esta ordem.

Sugerir correcção
Comentar